Prefeito Serginho (PL)Reprodução/Rede social
Publicado 22/08/2025 13:10 | Atualizado 22/08/2025 13:10
Cabo Frio - A Agência Nacional do Petróleo (ANP) determinou a paralisação temporária do campo de Peregrino, na Bacia de Campos, após auditoria no Sistema de Gestão da Segurança Operacional (SGSO). A medida deve impactar diretamente a arrecadação de royalties de Cabo Frio já a partir de outubro, segundo o prefeito Serginho (PL).

O campo é operado pela Equinor (60%) em parceria com a PRIO (40%). Em nota, a Equinor informou que a inspeção identificou pontos de melhoria relacionados às práticas de gestão. A empresa afirmou estar atendendo rigorosamente às exigências da ANP e que iniciou as adequações necessárias para retomar a produção o quanto antes. A PRIO também se manifestou, destacando que os principais ajustes envolvem documentação de gestão, análise de risco e melhorias no sistema de dilúvio.

Em maio, a Equinor assinou acordo para transferir a titularidade do campo para a PRIO, mas a transação ainda está em andamento. No segundo trimestre de 2025, Peregrino registrou produção média de 97,5 mil barris de óleo equivalente por dia.

Cabo Frio é o município mais afetado da Região dos Lagos, por ser o principal beneficiário dos royalties deste campo de petróleo. O prefeito Serginho anunciou medidas de contenção para minimizar os efeitos da queda na receita. Entre as ações estão o contingenciamento de 20% dos contratos contínuos, suspensão de eventos e shows custeados pela prefeitura, além da redução de secretarias e cargos comissionados.

Segundo ele, as obras em andamento e as já licitadas estão garantidas, e o réveillon será mantido por meio de patrocínio privado. O prefeito também afirmou que os salários continuarão sendo pagos em dia. “Estamos apertando o cinto, tomando medidas duras, mas necessárias para que os serviços continuem, os salários sigam em dia e a cidade não pare. Esse momento é temporário”, declarou.
Publicidade
 
Medidas anunciadas

Para enfrentar esse cenário, o prefeito Dr. Serginho anunciou ações imediatas de ajuste fiscal e administrativo:

• Redução de 20% em todos os contratos do município;

• Suspensão e cancelamento de shows e eventos custeados exclusivamente com recursos municipais;

• Reestruturação da máquina administrativa, com diminuição no número de secretarias e de cargos em comissão.
O prefeito destacou, no entanto, que os serviços essenciais estão garantidos e que nenhum avanço conquistado nos últimos meses será interrompido.

“Nós não vamos, de forma alguma, prejudicar os serviços básicos e os avanços que estamos conquistando. Mas é preciso cautela. Não vamos comprometer as contas e as finanças da cidade com o que não é essencial”, afirmou Dr. Serginho.

Réveillon e investimentos garantidos

A Prefeitura reforçou que a programação de Réveillon em Cabo Frio está mantida. Os tradicionais fogos e shows da virada de ano já estão assegurados por meio de patrocínio e recursos externos, sem impacto nos cofres municipais.
Leia mais