Daniele MartinsReprodução
Publicado 26/08/2025 20:10
A primeira-dama e secretária da Mulher de Búzios, Daniele Guimarães, participou nesta terça-feira (26), no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, da cerimônia de entrega da certificação Selo Empresa Amiga da Mulher, concedida pelo Governo do Estado.
Publicidade
O selo é uma certificação anual, criada pela Lei nº 9.173, que reconhece empresas públicas e privadas que implementam políticas e projetos voltados à valorização, proteção e promoção dos direitos das mulheres no ambiente de trabalho e na sociedade. Durante o evento, Daniele recebeu elogios da primeira-dama do estado, Analine Castro, que classificou o trabalho realizado pela secretaria de Búzios como “um exemplo”. Em uma das imagens registradas, a secretária estadual da Mulher, Heloísa Aguiar, aparece abraçando Daniele.
O lançamento da terceira edição do selo ocorreu no Dia Internacional da Igualdade Feminina e contou com a presença de empresas já certificadas em anos anteriores, que compartilharam suas experiências na busca por um mercado de trabalho mais justo para as mulheres. Também esteve presente o Pacto Global da ONU, que apresentou o movimento Elas Lideram 2030, voltado à promoção da paridade de gênero na alta liderança das empresas brasileiras.
De acordo com o Governo do Estado, o avanço do empreendedorismo feminino é expressivo no Rio: entre janeiro e julho deste ano, foram abertas 22.893 novas empresas por mulheres, um crescimento de 12,8% em relação ao mesmo período de 2023, quando o número foi de 20.292.
Na primeira edição do selo (2023/2024), 32 empresas fluminenses receberam a certificação. Já na segunda (2024/2025), o número dobrou, chegando a 64 empresas contempladas, consolidando o Rio de Janeiro como o estado com maior número de reconhecimentos no país.
Leia mais