Rio - Uma pesquisa recente feita pelo SPC Brasil em parceria com o CNDL mostrou que de cada dez brasileiros, quatro já pediram o nome de outra pessoa emprestado para fazer compras à crédito ou para contratar empréstimos. Os principais motivos que levam alguém a pedir o nome de um amigo ou parente são: ter o nome negativado ou passar por uma emergência e não ter uma reserva financeira. Muitas vezes, quem empresta o nome, esquece das consequências que pode sofrer caso a dívida não seja paga. Afinal de contas, o débito está vinculado a pessoa que o contratou e não a aquele amigo ou familiar que pediu para usar o seu cartão de crédito. Esquecemos também de que quando assumimos a dívida de terceiros podemos, inclusive ter o nome negativado, caso o devedor não pague o débito. Saber dizer não nestes casos é imprescindível. Ter um "bom coração" e querer ser solidário pode trazer sérios problemas.
Publicado 10/08/2018 03:00
RECLAMAÇÃO.
CONCURSO PÚBLICO
SEM PARAR
COBRANÇA INDEVIDA
NÃO CONTRATEI
DÚVIDAS FREQUENTES
As agências de viagens devem responder pela falta de informações aos viajantes? Os agentes de viagens e os transportadores são responsáveis sim e devem informar todos os detalhes relativos às viagens contratadas, segundo prescreve o Código de Direitos básicos do Consumidor, artigo 6º inciso III. A violação do dever legal de informar configura falta de prestação do serviço e o consumidor pode reclamar indenização devido a essa falha da agência de turismo. Para reclamar, basta, ou negociar algum tipo de compensação diretamente com a agência contratada, ou comparecer a um juizado especial próximo a sua residência para levar a queixa ao Poder Judiciário, ou procurar um bom advogado. Apesar dos cidadãos estarem desacostumados a exercer seu direito de requerer indenização quando há alguma situação em que uma ação ou omissão de pessoas ou instituições tenha causado danos a quem quer que seja, é importante que seja feita a reclamação porque esse é um bom caminho para educar cidadãos e empresas a funcionar melhor, sempre.
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