Há um mês recebi um SMS do meu banco informando que meu cartão seria bloqueado por política interna de reanálise. Só que fui eu mesma que havia solicitado o bloqueio, dias antes, por precaução, devido a uma compra não reconhecida. Isso é correto? Também recebi torpedo de outra instituição informando que devido a políticas internas, meu limite de crédito seria reduzido. Isso é legal? Ana Regina Pereira da Silva, Engenho da Rainha. Uma das obrigações dos bancos é manter a segurança dos cartões, evitando a ocorrência de fraudes. Por isso, o banco tem a obrigação de bloquear o cartão sempre que suspeitar da ocorrência de qualquer tipo de fraude. “É uma medida que evita prejuízos aos clientes. Por isso, ela pode ser ocorrer a qualquer momento, sem nenhum aviso prévio”, esclarece o advogado Mateus Terra. A redução de limite também é possível, já que o banco não é obrigado a conceder crédito para ninguém. É um procedimento de análise constante, que depende de várias informações do cliente, inclusive o score de crédito. O advogado explica que, antigamente, era exigido um prazo mínimo de 30 dias para a redução do limite de crédito. Hoje, no entanto, esse limite não existe mais, podendo haver a redução, desde que haja aviso. “Caso a redução seja feita em um prazo muito curto e a pessoa se sinta prejudicada e comprove o prejuízo, pode ser o caso de fazer uma reclamação”, pontua Terra. É importante ficar atento a possíveis notificações enviadas via SMS pelo banco. Já tivemos casos de consumidores que foram avisados da redução do limite através desde canal, porém a maioria acaba não lendo a mensagem, salienta o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamar adianta.com.br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 993289328. Casos resolvidos pela equipe do Reclamar Adianta (WhatsApp:21 -99328-9328 - somente para mensagens): Bruno Ramos (Toque à Campainha) , José Gouvêia(Banco Itaú), Rafaela Farias (Amazon)