Renata Bento - Ana Wander Bastos/Divulgação
Renata BentoAna Wander Bastos/Divulgação
Publicado 29/12/2022 06:00
Fui casada durante 10 anos e me separei. Tenho problemas com meu marido nas visitas, pois ele está muito agressivo com nosso filho. Como posso solicitar uma perícia psicológica? (Ana Maria, Recreio).


Segundo Renata Bento, psicóloga e perita em Vara de Família, a perícia psicológica pode ser requerida quando há um processo judicial em curso e servirá para iluminar aspectos que não estão claros e que quando esclarecidos, servirão de subsídios para o magistrado construir melhor a sua decisão.
“As partes podem solicitar o estudo psicológico ao juiz, através de seus advogados e caberá ao juiz atender ou não o pedido. O Ministério Público ou o juiz também podem requerer por perceberem a necessidade do estudo psicológico, naquele processo”, explica a especialista.

A perícia psicológica é uma avaliação psicológica, em que todos os envolvidos no processo poderão ser convocados a participarem. E tem objetivamente a finalidade de esclarecer demandas específicas advindas do contexto pericial. Esses esclarecimentos serão documentados em um laudo e adicionados ao processo, direcionado ao magistrado.

Vale lembrar que a perícia psicológica tem se tornado cada vez mais presente nos processos em Vara de Família, em especial, os que tratam de regulamentação de guarda e convivência parental, salienta advogado Átila Nunes do serviço www.reclamar adianta com br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 993289328.

Casos resolvidos pela equipe do Reclamar Adianta (WhatsApp:21 -99328-9328 - somente para mensagens): Isadora Muniz (Oi) , Letícia Veiga (Decolar.com), Guilherme Barros (Compra Certa).
Publicidade
Leia mais