Melissa Areal Pires, advogada especialista em Direito à Saúde Divulgação
Publicado 10/08/2023 00:00
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Sou cliente da Unimed Rio e estou conseguindo marcar consultas ou exames nos locais que sempre me atenderam. Tenho 72 anos e pago um alto valor para ter plano de saúde. Gostaria de saber que providências estão sendo tomadas para regularizar essa situação preocupante. (Roseni Silva, Jacarepaguá).

A Unimed Rio, um dos maiores planos de saúde do país, está sob regime de direção fiscal da ANS desde 2016 por causa de problemas administrativos e financeiros. Diante do acúmulo de dívidas junto aos prestadores, a Unimed Rio foi autorizada, pela ANS, a transferir, a partir de 1º de julho, parte da sua carteira de clientes para a Unimed do Estado do Rio de Janeiro Federação Estadual das Cooperativas Médicas FERJ. “Serão transferidos contratos coletivos por adesão de clientes do estado do Rio de Janeiro, com exceção de moradores das cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias, que permanecerão na Unimed-Rio”, explica a advogada Melissa Areal Pires, especialista em Direito à Saúde.
Para autorizar a transação, a ANS exigiu a manutenção de condições contratuais, não sendo permitido qualquer prejuízo ao consumidor. “É esperado, com essa medida, a efetiva reestruturação econômica da cooperativa. Com menos clientes e uma redução da sinistralidade, beneficiários que permanecem na Unimed Rio esperam uma solução imediata dos problemas de acesso aos serviços, que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, especialmente o desrespeito aos prazos de atendimento e as regras estabelecidas na Resolução Normativa 566/22 da ANS”, pontua Melissa Areal Pires.
Essa resolução normativa foi criada em 2011 para resolver litígios envolvendo a demora injustificada na autorização de procedimentos, de indisponibilidade ou inexistência de prestador credenciado, salienta o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamar adianta com br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 993289328.

Casos resolvidos pela equipe do Reclamar Adianta (WhatsApp:21 -99328-9328 - somente para mensagens): Luiz Carlos Monteiro (Pic Pay), Heloisa Maria (Carrefour), Eduardo Ferreira (INSS).
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