Psicóloga Andreia Calçada Divulgação
Publicado 04/09/2023 00:00
Publicidade
Depois que fiz uma postagem nas redes sociais, passei a ser perseguida por um dos meus seguidores. Já o bloqueei, mas continuam chegando mensagens ofensivas e ameaças. Estou com medo e fico muito ansiosa com isso. Não sei como agir. (Anônimo)
O stalking é uma prática que significa perseguir e espionar alguém. A internet ampliou essa prática com o cyberstalking, que acontece quando o stalker (perseguidor) ofende, agride ou ataca uma pessoa pelas redes sociais. É o que explica a psicóloga clínica e jurídica Andreia Calçada.
"Tudo o que acontece nas redes sociais é decorrente de algo que foi dito/postado. Logo, é preciso ter cuidado com o que postamos na internet. Como você já bloqueou esse seguidor, ele deve estar criando perfis falsos para continuar a importuná-la. Procure não ler e nem responder comentários de pessoas que você não conheça. A fragilização é uma tentativa de controle. Esse é um dos principais objetos do stalker", orienta a especialista.
Por trás de cada stalker existe uma motivação, mas o objetivo é sempre negativo: inveja, desqualificação, causar prejuízo, fragilizar ou deixar a pessoa com medo, além de buscar interromper alguma ação que não deseja por parte daquele que é perseguido.
A vítima de stalking normalmente desenvolve medos, se sente ameaçada constantemente e pode começar a desenvolver ideias de cunho paranoide de estar sendo vigiado. Se você já está desenvolvendo sintomas de ansiedade, medo e comportamentos como, por exemplo, evitar sair de casa, procure a ajuda de um psicólogo.
Vale lembrar que, em abril do ano passado, foi sancionada uma lei que incluiu no Código Penal o stalking. A pena pode variar de seis meses a três anos de prisão, salienta o advogado Átila Nunes, do serviço www.reclamaradianta.com br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 99328-9328.
Casos resolvidos pela equipe do Reclamar Adianta (WhatsApp: 21 - 99328-9328 - somente para mensagens): Manoel Santos (Ponto), Bruno Fernandes (Sky), Neuza Mattos (Comlurb).
Publicidade
Leia mais