Fernando explica tudo Divulgação
Publicado 07/12/2023 00:00
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Trabalhei em uma empresa por mais de 16 anos, mas a empresa não informou ao INSS a função que eu exercia. A falta dessa informação pode me prejudicar no momento da aposentadoria?
Jonas dos Santos, Benfica.


O advogado Fernando Zaccaro assegura que a falta dessa informação específica não terá impacto negativo no processo de aposentadoria. "Até mesmo porque esta informação não é tão relevante e sequer consta no Cadastro Nacional de Informação Social (CNIS), onde somente consta a data de início e a data fim do seu vínculo e o nome da empresa", explica.

O advogado tranquiliza Jonas, afirmando que, mesmo que essa informação fosse relevante, o mesmo poderia apresentar sua Carteira de Trabalho com as devidas anotações e solicitar a retificação da base de dados. "Pode ficar despreocupado que isso não vai interferir na sua aposentadoria. Essa falta de informação só teria alguma relevância se a empresa não tivesse informado a função no Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) para comprovação de atividade especial. Neste caso teria que pedir a retificação do PPP à empresa. No entanto, não me parece ser esse o seu caso", pontua.

A falta de registro sobre a função desempenhada durante o período laboral não impactará negativamente o processo de aposentadoria, reforça o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamaradianta.com.br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 99328-9328.

Casos resolvidos pela equipe do Reclamar Adianta (WhatsApp: 21 - 99328-9328 - somente para mensagens): Eliege Rangel (Casas Bahia), Lecy Bernardo (TIM), Paulo Afonso (BMG).
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