Advogada Luciana Gouvêa Divulgação
Publicado 13/06/2024 00:00
Assinei recentemente um contrato de aluguel que contém cláusulas abusivas, mas não as entendi bem na hora de assinar. Como posso recorrer? Tenho esse direito? (Fátima Marques, Petrópolis, RJ)

Segundo a advogada Luciana Gouvêa, é importante entender os objetivos do contrato antes de assinar. Conheça bem a outra parte envolvida e, em caso de dúvidas, consulte um advogado. Atenção especial deve ser dada às renovações automáticas, condições de preço, duração, responsabilidades, garantias, multas, e formas de encerramento do contrato.
Publicidade
Gouvêa enfatiza que mesmo sem ler, um contrato tem validade. Contudo, é possível contestar cláusulas abusivas. “A primeira delas é consultar um advogado especializado em direito do consumidor ou direito contratual para analisar o contrato em questão, identificar cláusulas abusivas e oferecer orientação sobre os próximos passos a serem tomados. Negociar com a outra parte pode ser uma delas, assim como contestar judicialmente o contrato e ainda buscar reparação e reportar às autoridades competentes (órgãos de defesa do consumidor ou agências reguladoras)”, pontua.
Tomar essas medidas garante que seus direitos sejam respeitados e promove uma relação contratual justa, salienta o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamaradianta.com.br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 993289328.

Casos resolvidos pela equipe do Reclamar Adianta (WhatsApp:21 -99328-9328 - somente para mensagens: Irene dos Anjos (C&A), Augusto Silva (Águas do Rio), Ivone Bennett (Casas Bahia).
Leia mais