19/06/2018 -Servidores do MUDSPM , Movimento Unificado em Defesa do Serviço Público Municipal fazem Protesto na Prefeitura , Cidade Nova. Foto de Maíra Coelho / Agência O Dia. Cidade, Policiais, PM, Servidor, Prefeito, Crivella, Falta, Corte, Servidor,Maíra Coelho / Agência O Dia.
Por PALOMA SAVEDRA
Publicado 31/07/2018 03:00

Rio - Ainda não há previsão pela Prefeitura do Rio de antecipar o salário de julho dos cerca de 160 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas. Pelo cronograma oficial, o prazo para o depósito é o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado, que cairá na próxima terça-feira (7 de agosto).

Integrantes do governo reafirmam a todo momento que a política é de adiantamento dos créditos do funcionalismo sempre que possível. Mas, desta vez, não há informação sobre a possibilidade de antecipar.

A notícia dos depósitos vem sendo cobrada pelas categorias, que, na verdade, querem a retomada do calendário antigo — quando o segundo dia útil era o prazo para quitar o salário do funcionalismo —, o que não ocorreu. Vale lembrar que, em dezembro do ano passado, o prefeito Marcelo Crivella editou decreto, alterando, pela primeira vez, a data de pagamento.

Ele estabeleceu o quinto dia útil como prazo para a quitação dos salários até o mês de julho — exceto os vencimentos de dezembro de 2017, cujo limite era o sétimo dia útil. E no último dia 20, manteve o quinto dia útil como data oficial para pagar os salários até o fim do ano.

A medida desanimou os servidores e aumentou o falatório da base do governo na Câmara. Vereadores chegam a dizer que a prefeitura "mal tem dinheiro para pagar a folha salarial até o fim do ano". Representantes do Executivo amenizam a situação e afirmam que "não há risco de o município virar o Estado do Rio" — que atrasou por dois anos os pagamentos do funcionalismo.

13º e reajuste
Publicidade
Lista para o CAD sai amanhã
Titularidades
Publicidade
Políticas internas
Pezão desmente boatos sobre 13º
Publicidade
Não há data para o depósito
O governo estadual ainda não se manifestou sobre o pagamento a gratificação natalina de 2018. Depois de acertar os vencimentos das categorias que estavam atrasados , o Executivo vem tentando manter dinheiro em caixa para garantir os depósitos no prazo (que é o décimo dia útil) até o fim do ano. A ideia também é antecipar para as faixas salariais mais baixas, o que só ocorreu uma vez.
Publicidade
 

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias