Publicado 27/10/2025 16:04
Conceição de Macabu – Depois de passar por Cardoso Moreira, São Fidélis, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, o Festival Literário Energia para Ler chega a Conceição de Macabu, na região norte do estado do Rio de Janeiro, na próxima quarta-feira (29), permanecendo até o dia 31. As atividades estão programadas para o espaço do Antigo Clube Recreativo.
PublicidadeRealizado pela Motivos Produções, com patrocínio da Enel e do governo estadual, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o evento marca o retorno do festival à região. Trata-se da quinta temporada, cujo encerramento acontecerá em Carapebus, de cinco a sete de novembro, sendo Conceição de Macabu a nona cidade contemplada nesta edição.
De acordo com Hélio Muniz, diretor de Comunicação da Enel no Brasil, nos últimos cinco anos, o Energia para Ler já percorreu 44 municípios fluminenses, alcançando quase 50% do território do estado e consolidando-se como uma das maiores iniciativas de democratização do acesso à cultura, especialmente no interior.
“O festival demonstra a relevância da cultura e da formação de leitores para a Enel”, pontua Muniz assinalando que, para a companhia, participar da iniciativa é fortalecer laços com a comunidade e incentivar o acesso democrático à leitura e às artes, especialmente para crianças e jovens: “Acreditamos que investir em conhecimento é apostar no futuro e na coletividade”.
Constam da programação várias atividades, como espetáculos teatrais, apresentações artísticas, oficinas literárias, lançamentos de livros e contação de histórias. Um dos destaques é a Agitação Festas: “Cada cidade tem uma energia única, e cremos que Conceição de Macabu nos receberá de braços abertos”, acredita a contadora de histórias Letícia Prado.
NAVE ENEL - Também está confirmada a Nave Enel, plataforma móvel montada sobre um ônibus que oferece experiências imersivas de educação ambiental e consumo consciente de energia elétrica. “O espaço conta com salas interativas equipadas com tecnologia de realidade virtual 3D, jogos lúdicos e recursos audiovisuais, voltados a estudantes e professores”, enfatiza Muniz.
Haverá ainda distribuição de dois mil kits literários para alunos e professores; além de acesso do público a uma biblioteca interativa com mais de cinco mil títulos disponíveis para leitura e compra, um reforço ao compromisso do projeto com o incentivo à leitura e à formação de novos leitores. A abertura terá atrações voltadas ao público infantil.
O encerramento (dia 31) contará com artes marciais, teatro, ballet, DJ e o concurso Luzes da Cidade, que premiará alunos da rede pública com bicicleta, tablet e celular, um prêmio por categoria. “Chegar a Conceição de Macabu e ver o envolvimento das escolas, dos artistas e da comunidade reafirma que o Energia para Ler é um movimento que transforma, emociona e conecta pessoas por meio da cultura”, avalia Cristina Bastos, produtora do evento.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.