Rio Matsuri acontece entre os dias 17 e 20 de janeiro, no RiocentroDivulgação
Por TÁBATA UCHÔA
Publicado 25/01/2019 03:00 | Atualizado 25/01/2019 09:40

Rio - O Riocentro, na Barra da Tijuca, vai abrigar o melhor da cultura japonesa desta sexta-feira até domingo. A segunda edição do Rio Matsuri vai unir gastronomia e música, ao esporte, animes, mangás e cosplay. E para quem é fã do game Pokémon, o festival sediará o torneio oficial, realizado pela Magic Store, que dá aos jogadores a oportunidade de pontuar para concorrer ao campeonato mundial.

"Vai ser uma imersão na cultura japonesa. Quem passar por lá vai conhecer os melhores cantores, as melhores anime songs (músicas dos desenhos japoneses). Teremos a participação do Ricardo Cruz, que faz parte da banda Jam Project e canta a música do Dragon Ball Super. O público também poderá conferir a apresentação do Ryukyu Koku Matsuri Daiko, um grupo de Taikô, que são os tradicionais tambores japoneses", contou Sérgio Takao, organizador do Rio Matsuri.

O evento tem programação para todas as idades, inclusive para quem quiser se especializar. Workshops de Ikebana, a arte japonesa de montar arranjos florais; origami, que são dobraduras em papel representando determinados seres ou objetos com dobras geométricas, e mangá, histórias em quadrinhos japonesas, serão oferecidos de graça.

"Teremos o Bon Odori, que é uma dança em reverência aos antepassados, e todos os visitantes poderão participar da dança com os professores que estarão por lá para ensiná-los. E também será possível participar da tradicional cerimônia do chá", afirmou Takao.

Além da Pokémon League Cup, outros jogos tradicionais japoneses como o Go, Shogi e Mah Jong vão marcar presença. Quem não souber jogar, poderá aprender no evento. "Estaremos com monitores para ensinar. No Desafio da Torre, que é inspirado no Jenga, quem conseguir montar a maior torre sem derrubar nenhuma peça durante o dia inteiro, ganhará um brinde especial", completou Max.

O público adulto e infantil vai poder participar de um concurso Cosplay. Os cosplayers, aliás, não pagam para entrar no evento. Para este ano, são esperadas 40 mil pessoas.

Nos esportes, o destaque é para o beisebol. No Rio Matsuri, quem quiser aprender sobre a modalidade, que retorna aos Jogos Olímpicos no ano que vem, poderá se arriscar a rebater bolas em equipamentos que simulam o esporte.

A festa da cultura japonesa será no pavilhão 4 do Riocentro. Crianças até 8 anos, assim como os cosplayers caracterizados, não pagam. O ingresso custa R$ 30. Vendas antecipadas pelo site: www.riomatsuri.com.br. O evento vai até 22h.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias