Publicado 06/05/2019 07:00
Rio - Vai acontecer hoje a partir das 19h, no Ciep Ayrton Senna, em São Conrado, a primeira edição do Só Cria. O festival tem como objetivo promover a divulgação do novo pré-vestibular popular da Rocinha. Para espalhar a inciativa, os organizadores do curso preparam uma aula inaugural que, na verdade, é uma grande festa com apresentações musicais, performances artísticas, atividades culturais e uma roda de debates sobre educação.
PublicidadeUma das atrações é o Slam das Minas, batalha de poesia que tem como objetivo empoderar mulheres e lutar contra o silenciamento. As 'minas', que já vêm fazendo muito sucesso durantes as apresentações itinerantes por todo estado, contam que o jogo tem algumas regras: os poemas têm que ser autorais, com duração máxima de três minutos, sem acompanhamento musical e são proibidos figurinos, acessórios e adereços. Ah, e é importante lembrar: a vencedora é escolhida por um júri popular formado pela plateia.
Genesis e Letícia Brito, integrantes do Slam das Minas, falam sobre a importância de atividades como o Só Cria: "Elas ressignificam o acesso à informação e popularizam o ingresso às universidades. Essas atividades diminuem as desigualdades sociais, e essa é uma iniciativa que caminha lado a lado com o objetivo de nosso trabalho", afirmam.
Outra atração muito esperada para o evento é o Pablo Henrique, o Pablinho do Dream Team do Passinho. Cria da Rocinha, o dançarino ficou famoso por integrar o grupo musical, que apresentou o "passinho" para o país todo com o sucesso 'De Ladin' e que ganhou notoriedade ao se apresentar na abertura dos Jogos Olímpicos no Rio, em 2016.
Para João Eliel, coordenador de Comunicação do Só Cria, fazer um aulão inaugural festivo é uma ótima oportunidade para reunir a comunidade e celebrar o início do curso. "Uma vez que a comunidade necessita de projetos como este, é importante nos unirmos para pensar uma nova educação para nós moradores de favela", diz.
Eliel ainda defende que a proposta do pré-vestibular não é só facilitar o ingresso de moradores da favela na universidade. "Queremos também desenvolver um pensamento crítico durante esse período. A gente quer que a galera entre preparada para que nossos alunos possam, futuramente, estar ajudando outras pessoas a ingressarem na universidade também", conta.
----
Programação
19h - Apresentação do Só Cria
19h30 - Debate sobre Educação, Cultura e Favela
20h - Microfone aberto para exposição de opiniões do público
20h30 - Atividade do Lambe
21h - Apresentação do do grupo Slam das Minas RJ e do Pablinho do Dream Team do Passinho
Serviço
CIEP 303 AYRTON SENNA. Auto Estrada Lagoa Barra 15, São Conrado. Hoje, das 19h às 22h. Entrada franca.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.