Show: Lô Borges lança 'Rio da Lua' no Theatro Net nesta quarta Divulgação/João Diniz
Por RICARDO SCHOTT
Publicado 28/05/2019 16:46 | Atualizado 28/05/2019 16:59
Rio - Amigos há mais de quatro décadas e conterrâneos, Lô Borges e o compositor e guitarrista Nelson Angelo nunca tinham composto nada juntos. "E ele contribuiu decisivamente tanto na gravação do 'Clube da Esquina' (álbum duplo de Lô e Milton Nascimento) quanto do meu primeiro disco solo, o do tênis, ambos de 1972", recorda Lô. A dupla celebra a amizade com o novo disco, 'Rio da Lua', que ganha lançamento carioca no Theatro Net, nesta quarta, e tem dez músicas feitas por ambos em dupla.
"Sempre admirei o Nelson e não o via havia muitos anos. Fui ver um show dele em Belo Horizonte, depois fui falar com ele e o convidei para um show que eu ia fazer no Circo Voador. O Milton Nascimento e o Ronaldo Bastos estavam vendo esse show da coxia, e tinha muito tempo que o Nelson não os via. Ele ficou muito sensibilizado com esse encontro", lembra Lô. Pouco depois desse encontro, o cantor recebeu de Nelson um e-mail com um texto, 'Partimos', que transformou em música. A canção está no álbum novo.
Publicidade
"Era um texto, não era uma letra. Pedi a ele para mandar mais e fomos completando a parceria por WhatsApp. É o processo inverso do que eu faço: nunca tinha musicado uma letra. sempre fiz primeiro a música. Quando a gente percebeu, estava fazendo um disco. Em pouco mais de dois meses, fizemos dez músicas", conta. E foi tranquilo pôr música num texto que nem letra era? "Não tive a menor dificuldade, o texto dele já era muito musical. A parte musical dele é tão expressiva que as pessoas não prestam atenção às letras dele. Ele acabou nem se metendo na parte musical do disco", diz.
Arctic Monkeys
Publicidade
Quando a banda britânica de rock Arctic Monkeys estava preparando seu disco mais recente, 'Tranquility Base Hotel & Casino', o vocalista Alex Turner publicou no Twitter uma lista de músicas que estavam "grudadas em sua mente", e que eram influências no som do álbum. Uma delas era justamente 'Aos Barões', do primeiro disco de Lô (o do tênis). Lô soube da novidade pela imprensa. Não conhecia a banda direito, mas resolveu mergulhar na obra deles e gostou bastante.
"Meu filho de 20 anos é que é fã deles. Quando vi essa informação, entrei no Spotify e ouvi tudo. Gostei pra caramba do disco mais recente, que é bem diferente, mais tranquilo. Pô, já sou um cara de mais de 60 anos, né?", brinca Lô, que tem 67.
Publicidade
O show
No lançamento de 'Rio da Lua', Lô vai cantar músicas do álbum e aproveitar para fazer uma comemoração dupla: a do repertório do 'Clube da Esquina', que Milton também anda levando para os palcos, e a dos 40 anos de seu segundo disco, 'A Via Láctea', de 1979, que tem sucessos como 'Equatorial'. "Vai ser um misto de tudo isso. A música do 'Clube' vai chegando de pai para filho, de filho para neto. É uma música que vai chegando às pessoas, independentemente da faixa etária", diz.
Publicidade
Theatro Net Rio. Sala Tereza Rachel. Rua Siqueira Campos 143, sobreloja , Copacabana (2147-8060). Quarta (29), às 21h. R$ 120 (plateia e frisas) R$ 90 (balcão)