Publicado 26/08/2019 07:00
Rio - Foram 13 anos vivendo Tuco, um garotão que não queria saber nem de trabalho nem de estudo em 'A Grande Família' (2001-2014), da Globo. "Quando 'A Grande Família' completou dez anos, eu já estava desesperado. Mesmo amando, para mim, eu já tinha cumprido a minha função. Tinha entrado com 25 anos, já estava com quase 40", lembra Lúcio Mauro Filho, hoje com 45 anos, no ar em 'Bom Sucesso', da Globo.
PublicidadeO intérprete do filho de Lineu (Marco Nanini) e Nenê (Marieta Severo) costumava falar que ia passar tanto tempo no humorístico que pularia direto de filho para avó. Não daria nem tempo de fazer um (papel de) pai. "E a profecia se concretizou em 'Malhação: Viva a Diferença' (2017), eu fui avô, nasceu o 'meu neto' lá (risos). Para você ver como temos que tomar cuidado com as coisas que jogamos para o universo", alerta, aos risos.
HUMOR
Na novela das 19h da Globo, Lucinho vive Mário, editor-chefe da Prado Monteiro, eterno apaixonado por Nana (Fabiula Nascimento), de quem é amigo desde a infância. O rapaz nutre esperança de conquistá-la. O ator explica que, por ser comediante, já tem uma tendência para esse tipo de inclinação para o humor em seus personagens. "Nessa minha volta às novelas, essa é uma preocupação que eu tenho que ter, de não cair naquele lugar que todo mundo já conhece, está acostumado e gosta; e tudo bem", avalia ele.
RÓTULO
Assim que terminou 'A Grande Família', Lúcio Mauro Filho recebeu duas propostas de trabalho. Em ambas, o personagem não queria virar adulto. "A pessoa te coloca um rótulo", destaca o ator, que escolheu fazer, na época, o seriado 'Chapa Quente'. "Era humor, mas um personagem totalmente diferente: um policial, machista, homofóbico. Achei que seria legal para matar o Tuco, no sentido de fazer as pessoas enxergarem outras possibilidades no ator Lucinho. Quando vi aquele policial bigodudo e escroto, falei que era bom e foi", analisa.
Apesar de ser muito lembrado em séries e seriados, Lúcio traz no currículo novelas como 'A Viagem' (1994) e 'Andando nas Nuvens' (1999). "Tudo papel pequeno. 'Malhação' foi a primeira vez em que eu era um personagem da trama principal", lembra. Ele nunca escondeu o desejo de voltar a atuar no formato que é o carro-chefe da Globo. "Para um ambiente de novela, mesmo sendo um veterano, eu sou um novato. O público estava desacostumado de me ver na dramaturgia, no registro mais realista", frisa.
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.