Heloisa Périssé no espetáculo ’A Iluminada’Marcio Mercante
Publicado 29/04/2023 07:00
Publicidade
Rio - Após conquistar uma enorme adesão do público em Portugal, em 2021, Heloisa Périssé traz para o Rio a curta temporada do espetáculo "A Iluminada". A atriz dá detalhes sobre a peça — assinada por ela mesma e dirigida por Mauro Farias —, que estará em cartaz no Teatro XP até o dia 21 de maio, e conta com ingressos a partir de R$ 40. 
Na comédia, a artista busca divertir o público ao satirizar o universo das famosas palestras TED — sigla derivada do termo "Technology, Entertainment and Design" —, encontros motivacionais responsáveis por fomentar ideias otimistas nos ouvintes. Segundo Helô, viver em um meio extremamente "lúdico" fez com que ela conseguisse se inspirar facilmente após ter contato com este tipo de evento, e dessa forma, pudesse levar aos espectadores um espetáculo que carrega diversas reflexões sobre a vida, mas de uma maneira leve.
"Eu vivo em um mundo lúdico naturalmente, entende? Este mundo de criação. Eu sou atriz. Hoje sou uma freira, amanhã sou uma prostituta... Eu tenho esse tipo de vivência e, por isso, as coisas me impactam de uma forma diferente, menos convencional", explica. "Toda vez que a gente vai criar alguma coisa, ela sempre vem de algum lugar, não tem jeito. Então, a vida está o tempo inteiro me inspirando e eu acabo fazendo uma releitura disso", acrescenta a atriz.
De acordo com a humorista, sua versão dos conselhos dos famosos "coaches" não simboliza qualquer tipo de desrespeito pela profissão, já que frequentemente vê utilidade nos assuntos tratados por eles. "Às vezes, eu acho alguns conselhos desses profissionais hilários, mas não creio que sejam inúteis. Na realidade, eu sou grata, pois eles podem ajudar muitas pessoas de verdade", conta. "Acredito que ninguém detém a verdade absoluta, então, olhar para um mesmo assunto a partir de um diferente ponto de vista, pode ajudar a enriquecer o debate", opina a atriz, que aderiu ao estilo dos profissionais ao interpretar a personagem Tia Doro no espetáculo "A Iluminada".
"Chico Anysio sempre disse que 'a comédia entra em lugares onde mais ninguém entra, somente ela'. Então, a comédia te dá essa flexibilidade de falar de assuntos sérios, mas de uma forma fluida. Assim, o ouvido do outro, como a gente fala na Bahia, não fica 'moco', entendeu? A pessoa tem boa vontade de ouvir aquilo que é falado com bom-humor", afirma a artista, que logo acrescenta: "Com humor inteligente, tá? Não estou falando de ironia, nem sarcasmo, eu estou falando humor real, sabe? Acredito que as pessoas saibam diferenciar bem qual é…". 
Igualmente habituada ao cinema e à TV, Heloisa Périssé pondera que apenas o teatro consegue garantir essa intensa troca com o público, algo bastante presente e relevante para a peça. "O humor é vivo, assim como o teatro. Eles são como a vida: se aconteceu alguma coisa, você tem que estar ali dando um jeito. Não tem 'ai, errei. Corta. Posso ir de novo?'. Assim como no dia a dia, se você errou, vai precisar fazer algo para resolver aquilo", elucida a atriz.
Ao ser questionada sobre o que pode-se esperar do espetáculo, a artista não hesita em afirmar: "Muitas gargalhadas, com certeza!". No entanto, ela também faz questão de esclarecer que o público vá com a mente aberta, pois "A Iluminada" ultrapassa as risadas. "Existe muita reflexão, porque eu escrevi a peça em um momento delicado da minha vida, onde eu experimentei que o monte da provação é o monte da provisão. Foi aí que eu me dei conta de como tudo nessa vida é paradoxal e que, graças a Deus, temos o poder da escolha e, por isso, devemos escolher tirar o melhor de tudo", conclui Heloisa Périssé.
Serviço
Espetáculo "A Iluminada" - curta temporada no Teatro XP - Jockey Club Brasileiro
Endereço: Av. Bartolomeu Mitre, 1110 - Leblon, Rio de Janeiro
Horário: sexta e sábado, às 20h | domingo, às 19h
Ingressos: a partir de R$ 40 através do site Sympla ou na bilheteria do teatro
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Gênero: comédia
Informações através do telefone: (21) 3807-1110
Reportagem da estagiária Esther Almeida sob supervisão de Tábata Uchoa
Publicidade
Leia mais