'ABBA THE SHOW', um tributo à banda sueca ABBA, já percorreu mais de 40 países: agora é a vez do BrasilKennet Ruona
Publicado 21/04/2023 07:31
Publicidade
O fenômeno 'ABBA The Show' desembarca no Rio de Janeiro para uma apresentação que promete uma viagem no tempo. Essa emocionante experiência de palco, que já percorreu mais de 40 países, conta com duas horas de show e é uma homenagem aos hits inesquecíveis e aos talentosos membros do ABBA, que conquistaram o coração de milhões de fãs em todo o mundo, nas décadas de 1970 e 1980. Criado há duas décadas, o grupo é formado por Camila Dahlin, Katja Nord, Matthew Freeman e Uffe Anderson — músico que acompanhou o quarteto original — e ganhou projeção mundial. O show acontece, no Espaço Hall, na Zona Oeste do Rio.
Se alguém ainda não conhece, o ABBA é um icônico grupo sueco criado em Estocolmo, em 1972. Composta por Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad, a banda se tornou um fenômeno mundial na década de 1970 com sucessos como 'Dancing Queen', 'Mamma Mia', 'Waterloo', 'Chiquitita', 'Fernando' e 'The Winner Takes It All'.
Conhecidos por suas harmonias vocais e melodias cativantes, os quatros músicos também chamavam a atenção pelas performances no palco com roupas brilhantes e extravagantes. Após mais de 40 anos, o grupo original voltou a se reunir e lançou o CD 'Voyage', com músicas inéditas, em 2021.
Em entrevista exclusiva ao DIA, Camila Dahlin, uma das idealizadoras do projeto de homenagem ao ABBA, conta que tem uma relação próxima com os fãs brasileiros. "Temos muitos fãs que estamos em contato quase todos os dias nas redes sociais e isso é adorável. Estamos muito felizes em poder vê-los novamente", diz a cantora.
Ela revela ainda que a homenagem começou em 1996, após a criação da banda Waterloo, nome de um dos sucessos do ABBA, e que o desejo era ver como seria ver o grupo original no palco novamente, já que o quarteto tinha anunciado o fim das atividades em 1982. "Participamos de um programa de TV e começamos a ficar famosos na Escandinávia. A voz de Katja e a minha eram muito parecidas com as de Agnetha e Frida, por isso resolvemos fazer o tributo", afirma Camila.
Além da música, a turnê 'ABBA THE SHOW' é uma experiência visual deslumbrante. Com cenários elaborados, efeitos especiais e um figurino detalhado, o espetáculo de duas horas transporta os fãs para a atmosfera brilhante e efervescente dos anos 1970, uma marca registrada do ABBA. A apresentação conta ainda com a participação de membros da Orquestra Sinfônica Nacional de Londres regida pelo Maestro Matthew Freeman.
Questionada sobre o que o público pode esperar da apresentação, Dahlin assegura que é um retorno ao passado através da música e da cultura pop. "Com figurinos, músicas e uma banda incrível, vamos trazer ao público a sensação de ver o melhor do ABBA ao vivo nos palcos novamente", afirma.
Para Camila, o ABBA é um sucesso até hoje porque as músicas são cativantes, bem escritas, produzidas e interpretadas pelos quatro integrantes do grupo original. O musical 'Mamma Mia' ajudou a banda sueca a crescer ainda mais no cenário mundial e a ser conhecida pelas gerações mais jovens. "Estamos orgulhosos porque é o show mais próximo do ABBA que qualquer um pode ver", finaliza Camila Dahlin.
A turnê ainda vai passar por Belo Horizonte (amanhã), São Paulo (dia 23), Porto Alegre (dia 26), Santa Catarina (dias 28 e 29), Brasília (dia 30) e Goiânia (1º de maio).
*Reportagem do estagiário Lucas Tavares, sob supervisão de Paulo Ricardo Moreira
Publicidade
Leia mais