SIBCLarissa Vasco / Divulgação
Publicado 03/09/2025 21:24
Rio - O Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC), uma das rodas de samba mais tradicionais da cena carioca, lança nas plataformas digitais, nesta quinta-feira (5) o seu primeiro EP. O trabalho reúne cinco faixas que traduzem a identidade da roda que completou 10 anos.
Publicidade
Criado em 2015, o SIBC se consolidou como uma das rodas de maior relevância do Rio de Janeiro, e reune semanalmente cerca de 2 mil pessoas na Fundição Progresso, na Lapa. Com um repertório que atravessa clássicos do gênero, pagodes, músicas instrumentais, regionais e composições próprias, o grupo atrai tanto veteranos do samba quanto uma nova geração que descobre o gênero por meio da experiência coletiva.
O EP apresenta músicas autorais e releituras de clássicos. A faixa de abertura, Costumes, é assinada por Pedro Manhães e Vandro Augusto, fundadores do grupo. Na gravação, Vandro divide os vocais com a cantora Ana Bispo em um dueto que aproxima o samba do pagode romântico. A parceria entre os dois também se repete em A Gente É Tão Foda, já disponivel. “Essa música tem uma mistura de pagode com sertanejo que o público abraçou”, afirma Vandro.
A canção Resumo da Felicidade, que já ganhou projeção nacional na voz de Belo. A versão do SIBC conta com Ana Bispo nos vocais e participação especial de João Cavalcanti. “Essa música virou um clássico na voz do Belo e em uma das nossas rodas, o João, que é nosso grande parceiro há anos, deu uma canja incluindo essa música e o samba veio abaixo. Aquilo virou tradição sempre que ele vinha. Por isso resolvemos registrar essa linda parceria”, explica Dinilo, percussionista e um dos fundadores do grupo.
O repertório ainda traz Verão no Ar, que aposta em ritmo dançante, e Flor Amarela, já conhecida do público. “Essa é muito especial pra mim, porque foi a primeira música que a gente gravou. Ela carrega esse samba mais clássico, bem dentro da estética do SIBC e com um carinho enorme por tudo o que ela representa pra gente”, afirma o autor, Vandro Augusto.
Para Pedro Manhães, o lançamento sintetiza a história do grupo. “Reunimos composições nossas e de parceiros que traduzem o espírito da roda. É uma história feita na raça, com percalços, mas muito amor pelo samba”, diz.
O lançamento será celebrado na roda de quinta-feira, na Fundição Progresso, com apresentação aberta ao público. A partir desse EP, o grupo também planeja registros audiovisuais e colaborações inéditas até o fim do ano.
Leia mais