Publicado 11/09/2025 08:57 | Atualizado 14/09/2025 15:37
Rio - Protagonizado por Wagner Moura, o premiado filme "O Agente Secreto" ganhou o primeiro trailer, nesta quarta-feira (10), no mesmo dia da pré-estreia em Recife, Pernambuco, onde a produção é ambientada. Com direção de Kleber Mendonça Filho, a prévia já havia sido exibida nos cinemas nacionais. Assista!
Publicidade"'O Agente Secreto' finalmente desembarca no Brasil e, para celebrar a grande estreia no Recife, trazemos a você o primeiro trailer nacional diretamente dos cinemas. Com cenas totalmente exclusivas na internet, esse trailer já circula nos cinemas do Brasil há cerca de 1 mês", anunciou a produtora e distribuidora, Vitrine Filmes. O filme estreia nos cinemas no dia 6 de novembro.
Pré-estreia no Brasil
O filme, que esteve em mostras internacionais, chegou ao Brasil nesta quarta (10), na pré-estreia em Recife. Através da rede social X, antigo Twitter, foi compartilhado vídeos no cinema, incluindo o discurso do protagonista, que destacou a relevância da cidade:
"Recife é uma cidade importantíssima na minha vida por várias razões. [...] Porque o cinema de Recife é a vanguarda do cinema brasileiro há muitos anos. Por várias razões", disse ele, que em seguida relembrou a peça "A Máquina", que fez há 25 anos no mesmo local: "Foi uma coisa muito importante para mim".
Em seguida, destacou que o outro trabalho especial na sua carreira feito na capital pernambucana foi no longa dirigido por Kleber. "A coisa mais importante que ele me deu [Kleber], além desse filme extraordinário, foram as amizades".
Wagner esteve em produções internacionais, como a série "Narcos" (2015), da Netflix, e no filme "Guerra Civil" (2024). Ele, então, contou que em "O Agente Secreto", voltou a atuar na língua materna depois de mais de uma década: "Fazia 12 anos que eu não atuava em português", falou o artista.
Durante a pré-estreia, o elenco posou para cliques no tapete vermelho. Durante o evento, eles entraram no clima e até dançaram frevo, ritmo musical de Pernambuco.
Vale lembrar que eles dançaram na cerimônia no Palácio da Alvorada, onde o filme foi exibido, e quando chegaram ao Festival de Cannes, na França.
Filme em festivais brasileiros
Além da pré-estreia em Recife, a produção estará em festivais nacionais. As datas de setembro foram anunciadas nas redes sociais da produtora.
12/09: Festival de Brasília (Brasília - Distrito Federal)
16/09: Olhar do Norte (Manaus - Amazonas)
18/09: Maranhão na Tela (São Luis - Maranhão)
23/09: CineBH (Belo Horizonte - Minas Gerais)
24/09: Cine Ceará (Fortaleza - Ceará)
16/09: Olhar do Norte (Manaus - Amazonas)
18/09: Maranhão na Tela (São Luis - Maranhão)
23/09: CineBH (Belo Horizonte - Minas Gerais)
24/09: Cine Ceará (Fortaleza - Ceará)
'O Agente Secreto'
Ambientado em 1977, durante a ditadura militar, o filme acompanha Marcelo (Wagner Moura), um cientista responsável por um laboratório em uma universidade pública de Pernambuco. Ao contrariar interesses de um representante da indústria de energia, ele se torna alvo de perseguição e ameaça de morte, sendo forçado a se esconder.
Ele chega ao ponto se abrigar numa pensão que é definida como um lar para refugiados. Mesmo nessa condição, Marcelo almeja sair do país com seu filho pequeno, com ajuda do sogro projecionista (Carlos Francisco) e por uma célula de resistência ao poder instaurado, que tem a misteriosa Elsa (Maria Fernanda Cândido) como operativa.
Premiações
Em maio, o longa-metragem foi recebido com 13 minutos de aplausos no 78º Festival de Cannes. Na mostra francesa, Wagner foi consagrado como Melhor Ator, enquanto Kleber conquistou o prêmio de Melhor Direção, além dos troféus Fipresci Prize (Prêmio da Crítica) e Prix du Cinémas de Art et Essai.
O baiano também recebeu a Palma de Ouro de Melhor Ator durante a abertura do Festival Cinéma Paradiso Louvre, em Paris, capital francesa, pelo seu trabalho em "O Agente Secreto".
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.