Missa de ações de graças pela Portela no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor. Na imagem, o segundo e primeiro casal de mestre-sala e Porta-bandeira Emanuel Lima, Thainara Matias, Marlon Lamar e Squel JorgeaDivulgação
Publicado 11/04/2023 13:24
Publicidade
Rio - Maior campeã do Carnaval carioca, a Portela completou 100 anos nesta terça-feira (11), tornando-se a primeira escola de samba a completar o primeiro centenário. Para abrir as celebrações, a agremiação promoveu uma missa de ação de graças pés do Cristo Redentor, no Corcovado.
Diversos representantes da agremiação participaram da solenidade, como o presidente Fábio Pavão, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Marlon Lamar e Squel Jorgea, a presidente da ala das baianas, Jane Carla, o compositor e ex-presidente Serginho Procópio, além de integrantes das tradicionais Galeria da Velha Guarda e Velha Guarda Show. As comemorações continuarão ao longo de toda semana (confira no final)
A cerimônia no Cristo foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Antonio Luiz Catelan, que destacou o marco para o município. "É um dia histórico para a cidade, sabemos a importância da Portela para o Rio, e celebrar essa missa foi muito especial pra mim", exaltou. Às 19h, o Santuário também vai fazer uma homenagem à agremiação iluminando o monumento mais famoso da cidade com as cores azul e branco.
Junior Escafura, vice-presidente da agremiação, se emocionou ao falar da escola de samba. "A Portela representa tudo na minha vida. Costumo dizer que é a minha escola de samba e de vida. Cheguei criança na Portela e aprendi muitas coisas. Então, tenho um amor muito grande e muita dedicação. Independente de qualquer cargo, o amor é incondicional. A missa no Cristo foi um momento único e muito lindo. O tempo ajudou, estava uma paisagem maravilhosa, uma energia muito boa, muito bonita e as pessoas emocionadas", disse.
"Não podemos nunca de deixar de lembrar daqueles que caminharam muito para a Portela chegar aonde chegou, por estar completando cem anos sendo a maior campeã do Carnaval, amada por todos e com componentes e torcedores que amam essa escola. A gente têm que reverenciar sempre aqueles que deixaram esses ensinamentos, não só para a Portela, mas para o mundo do samba todo", completou Escafura.
Até o próximo fim de semana, uma extensa programação com shows vai agitar a quadra e a região de Oswaldo Cruz e Madureira. O encerramento será no dia domingo (16), com um desfile na Estrada do Portela. 
Fundada em 11 de abril de 1923, no bairro de Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio, a Portela foi a campeã do primeiro concurso de escolas de samba – não oficial – em 1929, organizado por Zé Espinguela. Desde então, foi a grande responsável por moldar os desfiles na forma como acontecem atualmente, com 22 campeonatos conquistados e uma gigantesca contribuição para a cultura brasileira.
Além dos fundadores Paulo da Portela, Antônio Caetano e Antônio Rufino, a escola é celeiro de bambas como Mijinha, Manacéa, Argemiro, Alberto Lonato, Chico Santana, Casquinha, Alcides Dias Lopes, Alvaiade, Colombo, Picolino, Candeia, Waldir 59, Zé Keti, Wilson Moreira, Monarco, Noca da Portela e Paulinho da Viola e muitos outros. Estrelas da MPB como Clara Nunes, Marisa Monte, Teresa Cristina e Roberta Sá também têm estreita relação com a Águia Altaneira.
Ainda em 1935, a Portela iniciou a trajetória de domínio que se mantém até agora. Dos 22 títulos, sete foram consecutivos, entre os anos de 1941 e 1947. Já na década de 1950, foram cinco troféus – em 51, 53, 57, 58, 59. Nos anos 1960, a Portela venceu em de 60, 62, 64 e 66. Destaque especial para o último ano, cujo enredo "Memórias de um Sargento de Milícias" teve samba assinado por Paulinho da Viola. Em seguida, ainda venceu nos anos de 1970, 1980, 1984 e 2017. No último desfile, no entanto, a Azul e Branco ficou em décimo lugar no Grupo Especial com um enredo que exaltava o centenário.
A Portela preparou uma extensa programação para iniciar as comemorações do aniversário de 100 anos. Ao longo da semana, outras celebrações serão feitas. Confira:

Terça (11)
. 18h: missa no Portelão
. 20h: show grátis com a Velha Guarda da Portela na Praça Paulo da Portela, em frente à Portelinha

Sábado (15)
. 18h – show grátis com a Velha Guarda e convidados especiais no Parque Madureira

Domingo (16)
. 18h – desfile comemorativo do centenário da escola, com comunidade e segmentos cantando sambas históricos, na Estrada do Portela. Concentração na Praça Paulo da Portela
Publicidade
Leia mais