Publicado 25/05/2023 14:07
Rio - A escola Paraíso do Tuiuti anunciou, nesta quinta-feira, o início das aulas de projeto social "Aos Passos do Paraíso" que oferece aulas gratuitas de samba e afro-samba. Idealizada e coordenado pelos passistas Alex Coutinho e Jorge Amarelloh, a iniciativa estava prevista para voltar apenas após o mês de junho, mas precisou ser antecipada devido a alta procura dos alunos pelas atividades de dança. A ação é destinadaa a todas as idades.
"É uma atividade física e o objetivo é movimentar o corpo. Então, a dona de casa é bem-vinda, não apenas para aprender a sambar, mas para se exercitar e distrair a cabeça. Já para crianças, estabelecemos uma idade mínima, que é a partir de 8 anos. Isso porque, é preciso, por exemplo, que ela tenha discernimento sobre lateralidade (esquerda e direita). Mas, como disse, todos são bem-vindos ao 'Aos Passos do Paraíso'", explica Coutinho.
Segundo o passista, as aulas ministradas na quadra da escola, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, dão aos alunos noção de diferentes técnicas da dança no pé e também pode, inclusive, proporcionar o nascimento de um futuro passista.
"É muito gratificante ver que meninas, que começam com a gente e, desde pequenas, vão se desenvolvendo, acabam sendo notadas pela Escola, se tornam musas do Carnaval. Mas, quero ressaltar, mais uma vez, que esse Projeto não é apenas para quem quer ser passista, mas quem quer movimentar o corpo. Temos, inclusive, muitos turistas (brasileiros e de outros países) que vêm conhecer a quadra e desejam aprender como se samba. É muita procura, mesmo, e, por conta disso, estamos retornando antes do período que estávamos acostumados (após os festejos juninos)", explica.
Para participar das aulas, o interessado precisa apenas se dirigir até a quadra da escola, que fica no Campo de São Cristóvão, 33, em São Cristóvão, com documento de RG, CPF (caso tenha), comprovante de residência e foto 3x4. O projeto acontece todas as quartas-feiras, das 20h às 21h30. As aulas são grátis, mas para a matrícula é cobrada uma taxa de R$ 80.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.