
Publicado 23/02/2025 10:06 | Atualizado 23/02/2025 13:26
Rio - O tradicional Suvaco de Cristo abriu sua penúltima temporada antes da despedida, na manhã deste domingo (23), colorindo as ruas do Jardim Botânico. Desde cedo, moradores e foliões de outros bairros, de todas as idades, começaram a se concentrar na esquina das ruas Jardim Botânico e Faro. Símbolo da Zona Sul, o bloco já anunciou que encerrará as atividades após o Carnaval 2026.
PublicidadePresidente do Suvaco, João Avelleira, de 71 anos, destacou o caráter "ordeiro" do cortejo pela Rua Jardim Botânico e se mostrou orgulhoso pela história construída ao longo dos últimos 39 anos.
"A gente sai de manhã para já não ter problema. Somos bastante orgulhosos de ser um dos blocos que ajudou a revitalizar o Carnaval de rua do Rio de Janeiro. O Suvaco cumpriu sua missão, nossa nave está posando. Pairou, pairou, curtiu e agora… Estamos reproduzidos nos 500 blocos novos que tem pela cidade, na diversidade do Carnaval que a gente ajudou a plantar", contou.
Criado em 1986 após uma entrevista de Tom Jobim, na qual o compositor "culpava" o sovaco do Cristo Redentor pelo mofo dos armários de sua casa, o Suvaco de Cristo, que tem o cantor Lenine como um dos fundadores, é um dos principais a desfilar na Zona Sul do Rio.
Por volta das 9h30, a intensa bateria de camisas coloridas puxou a festa no ritmo do samba. O estudante de Direito Mateus Barreto, de 24 anos, chegou cedo para aproveitar o máximo, mesmo sofrendo com o calor.
"Espero curtir com meus amigos, aproveitar o Rio. A gente sabe que não está fácil, está bem quente! Mas tem que ignorar isso. Carnaval é sempre quente, então não acho que prejudica. Pode estar mais quente esse ano, mas estamos aí para aproveitar. Prefiro os blocos com caminhão-pipa (risos). Que o pessoal esteja se hidratando bem", indicou o estudante.
A psicóloga e criadora de conteúdo Maria Fernanda Cruvinel, de 23 anos, mora em Goiás e veio ao Rio a trabalho, mas não deixou de curtir o Suvaco. Ela retorna para a cidade natal um dia antes do Carnaval, então fez questão de conhecer os preparativos para a grande festa.
"É meu primeiro Carnaval de verdade! Já participei de algumas festas em Goiânia, mas não é a mesma coisa que o Carnaval no Rio. E nem é Carnaval! É o pré, já com toda essa alegria, todo esse aconchego. Fui muito bem recebida, está sendo uma experiência maravilhosa", relatou a jovem, que estava acompanhada da contadora Vanda Ferreira, de 34 anos, e o militar Marcos Vinicius Pereira, da mesma idade.
"Eu a trouxe para conhecer o Salgueiro, porque eu desfilo. Inclusive, estarei hoje na Sapucaí para o ensaio técnico. Ela está adorando, eu falei: 'Vamos, porque vai ser a oportunidade para você conhecer o Rio, como é o Carnaval de verdade'", explicou Vanda.
O desfile teve, ainda, a presença da apresentadora e nutricionista Cynthia Howlett, que há anos desfila como porta-bandeira do bloco.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.