Publicado 28/02/2025 12:03
Rio - O Carnaval começa oficialmente neste fim de semana com uma série de festejos espalhados pela cidade. A partir da tarde desta sexta-feira (28), no sábado (1º) e domingo (2), os cariocas e turistas vão poder escolher entre os mais diversos blocos oficiais em vários bairros para se esbaldar. Ao longo dos próximos dias, 254 desfiles embalam os foliões no Rio.
PublicidadeO tradicional Bloco das Carmelitas abre o Carnaval nesta sexta-feira (28), com concentração às 13h, na Rua Almirante Alexandrino, em Santa Teresa, na Região Central. Fundado em 1990, a expectativa é de que o cortejo reúna cerca de 10 mil pessoas subindo a ladeira do Convento das Carmelitas.
Também no Centro, o Embaixadores da Folia espera reunir aproximadamente 5 mil pessoas, a partir das 18h, na Avenida Nilo Peçanha. O percurso do bloco, criado nos anos 2000, ainda passa pela Avenida Graça Aranha, Rua Santa Luzia e Rua México.
Na Zona Sul, a folia fica por conta do Rola Preguiçosa Tarda Mas Não Falha, em Ipanema. A concentração acontece às 18h, na Rua Maria Quitéria. O bloco espera atrair 10 mil pessoas. No Catete, o famoso Senta Que Eu Empurro deve reunir cerca de mil pessoas, a partir das 18h, no Largo do Machado, para mais uma ano dando visibilidade para pessoas com deficiência de maneira divertida.
Sábado de Megabloco e tradicionais
O sábado de Carnaval já começa com o megabloco do Cordão da Bola Preta, às 7h. O mais antigo bloco do Rio terá concentração no Terminal Menezes Côrtes e seguirá seu cortejo pela Avenida Presidente Antônio Carlos, até às 13h. Atraindo uma multidão todos anos, em 2025 não seria diferente e a expectativa é de público de 70 mil pessoas.
Também às 7h, Santa Teresa recebe o popular Céu na Terra, com o clima dos antigos Carnavais que deve reunir 5 mil pessoas, partindo da Rua Almirante Alexandrino, embaladas pela Orquestra Popular Céu na Terra e as tradicionais marchinhas. Ainda no Centro, o Carioca da Gema - de ritmistas formados pela oficina do Monobloco - deve atrair 5 mil pessoas, a partir das 15h, na Rua dos Arcos, na Lapa.
Na Zona Sul, o bloco Amigos da Onça espera agitar o Carnaval de 12 mil pessoas, a partir das 7h, no Posto 3 da Praia do Flamengo. Às 15h, é a vez da tradicional Banda de Ipanema arrastar cerca de 50 mil pessoas com seus ritmistas, músicos e instrumentos, saindo da Rua Gomes Carneiro.
Domingo para todos os gostos
No domingo, a folia será para todos os gostos e em vários cantos da cidade. No Centro, o Cordão do Boitatá espera animar 50 mil pessoas no Largo do Paço, com bateria e orquestra de sopro, começando às 11h. Às 12h, a Marcha Nerd vai levar 6 mil cosplayers, nerds, geeks, fãs de quadrinhos e maratonistas de filmes para curtir a folia no Largo São Francisco de Paula com as melhores fantasias da cultura pop.
Um pouco mais tarde, às 13h, o Toca Rauuul vai empolgar cerca de 10 mil pessoas, na Praça Tiradentes, com releituras das músicas der Raul Seixas em diversos ritmos carnavalescos, como frevo, samba, marchinha, afoxé e maracatu. Já na Zona Norte, o Charanga Talismã espera atrair 3 mil pessoas para o cortejo que começa na Avenida Meriti, na Vila Kosmos, às 7h.
Na Ilha do Governador, o G.R.B.C. Vermelho & Branco da Z-10, formado pela colônia de pescadores do bairro do Zumbi, parte da Praça São Pedro, na Rua Alexandre Rosa, em direção ao bairro da Ribeira. A expectativa é de público de 10 mil foliões, a partir das 9h. Na orla da Barra da Tijuca, o Buda da Barra espera um público de 4 mil pessoas para o tradicional cordão familiar. O cortejo acontece pela Avenida Lúcio Costa, partindo do número 3.636, a partir das 9h.
Na Zona Sul, cerca de 12 mil pessoas devem curtir o Bloco Areia na Avenida Delfim Moreira, Leblon, a partir das 7h. Já o público LGBTQIAPN+ vai invadir a Praia do Flamengo para o bloco Divinas Tretas. O desfile acontece às 8h, no campo de terra batida e a expectativa é de que mil pessoas participem. O Empolga às 9 quer atrair 3 mil foliões para a Praça Almirante Júlio de Noronha, com sua bateria própria e repertório eclético, começando às 13h.
O Simpatia É Quase Amor também pretende reunir 3 mil pessoas com idades entre 8 e 80 anos para mais um ano de desfile nas orlas de Ipanema e Leblon. O cortejo irreverente começa às 14h, na Praça General Osório. Em Copacabana, a Banda do Lido revive o antigo Carnaval de rua, saindo da Avenida Atlântica, 2.150, às 13h. Já a versão infantil do bloco, Banda do Lidinho, se apresenta na Praça do Lido, às 16h.
A programação completa com os 254 blocos e megablocos oficiais que desfilam pelas ruas do Rio entre 28 de feveiro e 9 de março pode ser conferida em www.carnavalderua.rio.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.