Publicado 01/12/2025 08:54
Rio - Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e Salgueiro participaram do último dia dos minidesfiles do Grupo Especial na Cidade do Samba, na Gamboa, Zona Portuária do Rio, neste domingo (30). As agremiações completaram a festa rumo ao Carnaval 2026.
Além da maratona pré-carnavalesca, os minidesfiles celebraram antecipadamente o Dia Nacional do Samba, comemorado nesta terça-feira (2). Ícone da música, Zeca Pagodinho foi o show principal, emocionando e divertindo a plateia com os sucessos da carreira, como "Quando A Gira Girou".
Durante a apresentação, o cantor bebeu uma cervejinha e até ergueu a taça em direção à plateia, como se estivesse brindando. Assim como os outros dias, o evento contou com a participação dos Puxadores do Samba. "Encerramos com chave de ouro", vibraram eles, através de uma publicação no Instagram.
Paraíso do Tuiuti
A Azul e Amarelo de São Cristóvão iniciou o último dia dos minidesfiles com muita energia, representada pelo primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, respectivamente, Vinicius Anteunes e Rebeca Tito, pelas musas, comissão de frente e mais alas. Rainha de bateria, Mayara Lima atravessou a avenida com muito samba, à frente dos ritmistas comandados pelo Mestre Markinhos.
A escola deu uma prévia do que irá mostrar em 2026, quando levará o enredo "Lonã Ifá Lukumi", sobre a história de uma vertente religiosa afro-cubana que vem sendo redescoberta no Brasil, desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos. Seguindo a mesma ordem, a agremiação será a primeira a desfilar na terça-feira, dia 17.
Unidos de Vila Isabel
Em seguida, foi a vez da Azul e branco atravessar a avenida, embalada pelos ritmistas da Swingueira de Noel, comandada pelo Mestre Macaco Branco. Rainha de bateria, Sabrina Sato esbanjou beleza vestindo fantasia nas cores da agremiação. "No Dia Nacional do Samba, a Unidos de Vila Isabel me lembra exatamente de onde vem a minha força", disse a apresentadora, na mesma rede social.
No próximo Carnaval, a escola levará o enredo "Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África", assinado pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, com pesquisa de Vinícius Natal. A Vila vai exaltar a trajetória do compositor e artista plástico Heitor dos Prazeres (1898-1966).
Acadêmicos do Grande Rio
A escola de Duque de Caxias também se apresentou na Cidade do Samba com os integrantes da escola, incluindo o time de musas composto por Adriana Bombom, Alane Dias, Tati Minerato, Gardênia Cavalcanti, Jaquelline, Karen Lopes e mais beldades. Rainha de bateria da agremiação, Virginia Fonseca esteve presente, ao lado do Mestre Fafá.
Para o desfile do próximo ano, a escola levará o enredo "A Nação do Mangue", em homenagem à força cultural do movimento Manguebeat, caracterizado pela fusão de ritmos regionais como o maracatu e o coco com a cultura pop.
Salgueiro
Assim como no próximo Carnaval, o Salgueiro encerrou os minidesfiles na Cidade do Samba com direito a tripé com alegorias. Rainha de bateria, Viviane Araújo brilhou à frente da Furiosa, comandada pelos Mestres Guilherme Oliveira e Gustavo Oliveira. "Que privilégio fazer parte dessa cultura tão viva e tão nossa! Dia Nacional do Samba e eu não poderia estar em outro lugar", celebrou a majestade.
No próximo ano, a agremiação vai apresentar na Marquês de Sapucaí o enredo "A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau", em homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães.