Milton Nascimento Divulgação / Augusto K. Nascimento
Publicado 26/10/2022 11:59
Rio - Um dos maiores ícones da música brasileira, Milton Nascimento completa 80 anos nesta quarta-feira. Com 60 anos de carreira, o cantor e compositor foi homenageado, através das redes sociais, por vários famosos, que exaltaram seu talento, importância para a cultura e a maneira como tratava as pessoas. 
No Instagram, Gilberto Gil celebrou a vida do amigo. "A turma dos oitentões da música brasileira ganha mais um membro ilustríssimo hoje: Milton Nascimento. Sua voz poderosa, sua obra exuberante e sua força para a cultura brasileira já são mais do que reconhecidas por todos nós! Viva, Bituca! Aquele abraço!".
Alexandre Nero soltou a voz e cantou 'Travessia', para parabenizar Milton. "Meus mil vivas para um dos maiores compositores, peculiares e brilhantes vozes que já pisaram nesse planeta, Milton Nascimento, que hoje completa 80 anos. Nesse momento em que a cultura, arte e a educação tem sido tão atacada, destratada e maldita por alguns, lhe reverenciar é símbolo e motivo pra lembrança da importância do fundamento vital de uma nação. Mestre maior, de coração gigantesco, que tive a honra de conhecer de perto cantando comigo em meu mais recente álbum, parabéns, e obrigado por tanto. O dia é seu. O mundo é seu", publicou o ator. 
Djamila Ribeiro também homenageou o artista. "80 anos de Bituca. Hoje é aniversário de uma das maiores vozes de todos os tempos. Os 80 anos de um dos maiores músicos de todos os tempos é uma data marcante no país. Que alegria nossa testemunhar a vida longa desse ser lindo dotado da voz divina, um sujeito histórico e que precisa ser festejado sempre. Que sorte a nossa termos Bituca, que lindo poder festejar a longevidade e talento desse gênio. Feliz Aniversário, meu amigo! Queria estar aí pra te encher de beijos, mas te festejo, celebro e honro! Que honra poder compartilhar momentos lindos com você, sem dúvidas é um dos maiores presentes da minha vida. Te amo". 
Com seis décadas de carreira, o artista, que nasceu no Rio de Janeiro, mas cresceu em Minas Gerais, decidiu se despedir dos palcos com a turnê "A Última Sessão de Música". Sua última apresentação acontece no dia 13 de novembro, no Mineirão, em Belo Horizonte. Ele, no entanto, ressalta que não vai parar de cantar nem compor.
E por falar em música, "Maria Maria", uma parceria com Fernando Brant, foi a canção do cantor mais regravada até hoje, com 144 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Lançada em 1978, no álbum "Clube da Esquina 2", a música é um dos clássicos da carreira do artista e é a mais tocada no Brasil, nos últimos 10 anos, nos principais segmentos de execução pública. Milton tem 401 obras musicais e 1.191 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva da música no Brasil. 
O musical 'Clube da Esquina - Os Sonhos Não Envelhecem', em homenagem a Milton, ficou em cartaz até o último domingo, no Teatro Riachuelo, no Centro do Rio. Agora, segue para São Paulo. Fernanda Montenegro conferiu o espetáculo e elogiou a atuação de Tiago Barbosa, que dá vida ao cantor no musical. "Meu filho, desculpe, viu, que eu estou chamando de filho. Você cantou, a gente chorou. Que dia bonito. Um beijo querido, parabéns. Canta maravilhosamente bem", afirmou a atriz. 
Leia mais