Caetano Veloso posta homenagem emocionante para Gal Costa: 'Joia da nossa história'

Cantor se despediu da artista, que faleceu nesta quarta-feira, aos 77 anos

Celebridades

O Dia
Caetano Veloso e Gal Costa Divulgação/Globo

Rio - Caetano Veloso emocionou os seguidores, nesta quarta-feira, ao compartilhar sua despedida de Gal Costa, que morreu aos 77 anos, em São Paulo. O cantor e compositor publicou um vídeo no Instagram em que reuniu diversos momentos com a amiga e relembrou a história que dividiu com uma das maiores vozes da música popular brasileira. "Gal é uma joia da nossa história. Eu penso em Gal todos os dias", declarou ele, em entrevista que abre a compilação feita ao som de "Eu Te Amo", na voz da baiana.

Galeria de Fotos
Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil reprodução
Gal Costa morreu aos 77 anos, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira Reprodução Internet
Gal Costa Divulgação
Gal Costa morre aos 77 anos Reprodução Internet
Caetano Veloso oficializou apoio ao candidato do PT no dia 19 de setembro Divulgação/Globo/Estevam Avellar
Caetano Veloso celebra aniversário de 80 anos em show com a família Divulgação/Globo/Ramón Vasconcelos

"Gal era uma menina que morava na Rua Rio de São Pedro, na Graça. O mais tocante era a emissão da voz. João Gilberto, Antonio Carlos Jobim e eu percebemos isso. Há muitos outros aspectos em que a canção brasileira se encontrou engrandecida por vozes femininas. Mas a emissão da voz em Gal era já música, independentemente do domínio consciente das notas. E isso fazia com que o espírito dela expressasse sutilezas, pensamentos, sentimentos, asperezas, doçuras, de modo espontâneo", escreveu Caetano, na legenda da postagem.

Em seguida, o cantor relembrou um dos muitos álbuns icônicos de Gal: "O disco 'Recanto' diz tudo o que chego a saber sobre Maria da Graça, Gracinha, Gal. Compus novas canções (que somei a uma que eu tinha feito para Jane Duboc, exemplo de cantora com absoluto domínio da música) para que o significado da presença de Gal entre nós se explicitasse. Vou ouvir 'Recanto' - e sugiro a quem me leia que faça o mesmo - para repensar a Gal Fa-Tal, a Gal Domingo, a Gal Meu Nome É Gal", declarou.

Gal Costa, de 77 anos, uma das maiores vozes da música popular brasileira, morreu na manhã desta quarta-feira, na sua casa, em São Paulo. Ainda não há informações sobre a causa da morte da artista. "Gal Costa faleceu na manhã de hoje, dia 09 de novembro, em sua casa, em São Paulo. O velório, aberto ao público, será realizado na Assembleia Legislativa, também na capital paulista, na sexta-feira, dia 11 de novembro, das 9h às 15h. O enterro será fechado apenas para amigos próximos e familiares. Agradecemos o carinho de todos nesse momento tão difícil.", diz mensagem postada pela equipe da cantora no Instagram.