Zeca Pagodinho relembra como era conta como era ir na Portela no início de sua carreiraReprodução de vídeo / Twitter
Publicado 11/04/2023 13:41 | Atualizado 11/04/2023 14:03
Publicidade
Rio - Vários famosos usaram as redes sociais para celebrar o centenário da Portela, nesta terça-feira. Maior campeã do Carnaval carioca, com 22 títulos, a Azul e Branco de Oswaldo Cruz e Madureira é a primeira agremiação a completar 100 anos em funcionamento.  
"Portela, 100 anos! Parabéns para a escola do coração de Zeca Pagodinho!", escreveu Zeca Pagodinho no Instagram. Em um vídeo publicado no Twitter, o sambista, que desfilou pela agremiação no Carnaval deste ano, no carro abre-alas, relembrou como era ir na Portela no início de sua carreira.
"Era um terreiro, chão de terra, e vários bambas. Uma disciplina. Não podia conversar na roda de samba, não podia tocar alto. Era uma coisa muito séria. Antes de cantar qualquer samba, eles faziam primeiro uma introdução. Na época, se o samba fosse novo ali, eles chegavam pra cantar um samba novo e cantava-se a primeira vez e depois cantava valendo, como se fosse uma gravação. E eles improvisavam uma introdução e ao sinal do violonista, do cavaquinista, o autor começava a mostrar sua obra", afirma. 
Já cantora Teresa Cristina publicou um trecho do samba 'Vem pra Portela', de Candeia, no Instagram. "Portela é perfume da flor. É aroma no ar. Para sentir só basta saber respirar. Seu azul é além do céu. Seu branco é amor e paz. Sublime é seu pavilhão. Vem pra Portela, Iaiá. Vem prá Portela, ioiô. Terás o céu, amor e paz no coração. (Candeia)", citou a artista, que completou: "Viva a Portela!".
A atriz Glória Pires também comemorou a data. Ela compartilhou, no Instagram Stories, uma imagem que dizia: "Parabéns, nação portelense. 100 anos de histórias fantásticas da cultura popular". 
Nesta manhã, a Portela celebrou o centenário com uma missa de ação de graças aos pés do Cristo Redentor. No local, diversos representantes da agremiação participaram da celebração, como o presidente Fábio Pavão, os casais de mestre-sala e Porta-bandeira Emanuel Lima, Thainara Matias, Marlon Lamar e Squel Jorgea, e grande parte da velha guarda. Às 19h, o Santuário também vai fazer uma homenagem iluminando o Cristo nas cores azul e branco.
As comemorações do centenário continuam no fim de semana. No sábado, às 18h, haverá show com a Velha Guarda e convidados especiais no Parque Madureira, com entrada franca. Já no domingo, às 18h, acontece o desfile comemorativo do centenário da escola, com comunidade e segmentos cantando sambas históricos, na Estrada do Portela. Concentração na Praça Paulo da Portela. 
Veja o que os famosos disseram: 
 
Publicidade
Leia mais