Rita Lee faleceu aos 75 anos e deixou um legado na música brasileira GABRIELA BILO
Publicado 09/05/2023 16:40 | Atualizado 10/05/2023 09:46
Publicidade
Rio - Rita Lee, que morreu aos 75 anos, na última quarta-feira, deixou um enorme legado na história do rock nacional. Nos quase 60 anos de carreira, a artista paulistana lançou 40 álbuns, sendo seis com a banda "Os Mutantes" e 34 em carreira solo. 
Em 1973, a cantora migrou para o grupo "Tutti Frutti", onde gravou cinco álbuns, entre eles "Fruto proibido" (1975) que tinha as músicas "Agora só falta você", "Esse Tal de Roque Enrow" e "Ovelha Negra". Outros sucessos da Rainha do rock brasileiro são "Chega Mais", "Doce Vampiro", "Desculpe o Auê", "Lança perfume" e "Amor e sexo".
Em 2022, um levantamento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) revelou que, entre as músicas da cantora, "Mania de Você" foi mais tocada e regravada dos últimos 10 anos. 
"Lança Perfume"
"Doce Vampiro"
"Agora Só Falta Você"
"Ovelha Negra"
"Chega Mais"
"Mania de Você"
Trajetória de Rita Lee
Rita Lee Jones de Carvalho nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. Com ascendência norte-americana e italiana, a cantora, compositora e multi-instrumentista deixa um grande legado. Ao todo foram 40 álbuns, sendo seis de "Os Mutantes" e 34 na carreira solo.
Sua carreira começou aos 16 anos quando integrou o trio "Teenage Singers", com mais duas meninas. Em 1964, elas se juntaram ao trio "Wooden Faces". O atual sexteto, então, passou a se chamar "Six Sided Rockers", que depois se tornou "Os Seis". A banda chegou a gravar um compacto com duas músicas.
Após a saída da metade dos integrantes, em 1966, Rita, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias criaram a banda Os Mutantes. O grupo lançou os álbuns "Os Mutantes", "A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado", "Jardim Elétrico" e "Mutantes e Seus Cometas no País dos Bauretz” ao longo de seis anos. Entre 1968 e 1972, Rita foi casada com o companheiro de banda Arnaldo. Os dois se separaram em 1977.
Acompanhada dos componentes dos Mutantes, Rita gravou dois discos solo: "Build Up" (1970) e "Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida (1972)", que foi lançado apenas com o seu nome pois a banda já havia lançado um álbum naquele ano.
Rita migrou para o grupo "Tutti Frutti", em 1973, onde gravou cinco álbuns, entre eles "Fruto proibido" (1975) que tinha as músicas "Agora só falta você", "Esse Tal de Roque Enrow" e "Ovelha Negra".
Em 1976, conhece Roberto de Carvalho com quem passa a se relacionar no amor e profissionalmente. Em 1979, eles começam a trabalhar de vez juntos e ela se firma na carreira solo. No mesmo ano, eles lançaram o álbum "Rita Lee", com os sucessos "Mania de Você", "Chega Mais" e "Doce Vampiro". Um ano depois, em um álbum com o mesmo nome, as músicas "Lança perfume" e "Baila comigo" estouraram no Brasil inteiro.
Publicidade
Leia mais