Publicado 22/09/2023 20:48 | Atualizado 22/09/2023 20:49
Rio - O apresentador Manoel Soares causou polêmica nas redes ao defender que o salário de pessoas negras deveria ser maior do que o das brancas. Nesta sexta-feira (22), o jornalista deu o que falar com sua declaração para o Podcast 'Inteligência Ltda.'
"O salário que você ganha [como negro] não é só seu. Se eu trabalho na Globo, ganhando cachê de R$ 20 mil, tem uma tia minha cujo filho está preso e eu tenho que ajudar. E meu primo está preso por quê? Porque o cenário social condicionou essa situação. Se aquele 'negão' ganha o mesmo salário que você, com todas as fragilidades estruturais nas quais o povo preto foi colocado, esse salário na vida dele vale 60% a menos. Então, pela lógica, ele tinha que ganhar três vezes o que você ganha”, afirmou o famoso durante o bate-papo que foi ao ar nesta quinta-feira.
Manoel ainda se dirigiu diretamente ao youtuber Rogério Vilela, que comanda o Podcast, e falou sobre a diferença histórica entre as raças. "Você, talvez, seja um branco que se esforça para não reproduzir os equívocos dos seus ancestrais, mas você é beneficiado pelo que eles fizeram. Não estou falando que você tem culpa, estou falando que você tem responsabilidade. Com certeza, o que eles fizeram te colocou onde você está, e eu sou prejudicado pelo que seus ancestrais fizeram", explicou o ex-apresentador do 'Encontro'.
Internautas não conseguiram entrar em consenso em relação ao comentário, discutindo se o influenciador estava certo ou se foi muito radical: "Ele tem razão, mas vocês não estão preparados para essa conversa", contou uma pessoa. "Já defendi esse cara, agora não defendo mais. Alô, Patrícia Poeta!! Quero dizer que mudei de ideia sobre a sua pessoa", brincou outra. "Se for pesar o tratamento que pessoas negras tem socialmente, inclusive para CONSEGUIR uma vaga de emprego, o discurso dele começa a fazer sentido, sim", argumentou uma terceira. "Ah, claro! Vamos combater a desigualdade... Com desigualdade! Faz sentido", caçoou mais uma.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.