João Gordo relata luta contra obesidade reproduçao Instagram
Publicado 27/01/2025 22:20
 Rio - Há pouco mais de um ano, João Gordo decidiu que era hora de mudar. Aos 60 anos, ele adotou hábitos mais saudáveis com dieta e rotina de treinos. O músico, conhecido por uma vida sedentária, enfrentava dificuldades que se agravaram com o tempo. Em 2022, durante um show no Rock in Rio, precisou usar uma bengala. Ele também não conseguia subir escadas ou respirar adequadamente.
Publicidade

Em 2003, o artista pesava 200 kg e realizou uma cirurgia bariátrica, reduzindo para 127 kg. Entretanto, ele voltou a engordar e, após uma pneumonia em 2019, chegou aos 178 kg devido ao uso de corticoides. Durante a pandemia, seu peso continuou a aumentar. "Fiz 60 anos no ano passado e pensei: 'Puts, se eu seguir nesse ritmo que eu estou, acho que não chego aos 64, vou morrer logo'", relembra o músico em entrevista à GQ Brasil.

O apoio de especialistas
Para enfrentar o desafio, João Gordo buscou apoio de uma endocrinologista e iniciou tratamento psicológico. “Pensei: 'Preciso dar um jeito de emagrecer, senão eu vou morrer'. Meu objetivo é viver esses próximos 10 anos – que acredito que vou viver ainda – de forma suave. Quero permanecer vivo".

A dieta escolhida por João Gordo foi a pronokal, uma dieta cetogênica de baixa caloria baseada em substitutos alimentares proteínados. Ele explica que a dieta requer acompanhamento profissional. O artista também tentou usar Ozempic, mas optou por focar no programa alimentar e deixou de consumir bebidas alcoólicas.

Em menos de um ano, perdeu quase 40 kg. "No que comecei a perder peso, decidi que iria começar a me movimentar e entrei no boxe, faz mais de um ano. Essa combinação de treino e dieta está dando certo. Estou numa fase bem melhor do que há dois anos", afirma.

Boxe e Tratamentos Físicos
João Gordo pratica boxe duas vezes por semana, com aulas de 50 minutos. Devido aos problemas de saúde, como artrose no fêmur e lesões nos joelhos e ombros, ele ainda não pode realizar musculação. O tratamento inclui electrochoques e acompanhamento com um fisiatra.

Vegetariano há 24 anos, o músico substitui proteínas de origem animal por iogurte, queijo e ovos. Apesar disso, confessa que consome doces, salgadinhos e refrigerante zero. "Não como carne, então tenho que substituir essas proteínas. O resto da minha dieta é praticamente vegana. Mas eu não sigo direito", admite.



Leia mais