Justin Timberlake quase precisou cancelar turnêAFP
Publicado 31/07/2025 17:49
Rio - Justin Timberlake usou as redes sociais para revelar que sua turnê mundial, a "Forget Tomorrow", esteve por um fio. Nesta quinta-feira (31), o astro pop disse que foi diagnosticado com a doença de Lyme e, por isso, tem enfrentado diversas dores e períodos de exaustão física, mas que resolveu continuar no trabalho.
Publicidade
Nos Stories, do Instagram, Timberlake desabafou em um longo texto. "Entre outras coisas, venho enfrentando alguns problemas de saúde e fui diagnosticado com doença de Lyme — o que não digo para que vocês sintam pena de mim, mas para jogar um pouco de luz sobre o que venho enfrentando nos bastidores. Se você já teve essa doença ou conhece alguém que teve, então você sabe: viver com ela pode ser implacavelmente incapacitante, tanto mental quanto fisicamente", afirmou ele na publicação (leia na íntegra abaixo).
Em seguida, o cantor contou o que sentiu quando recebeu o diagnóstico e revelou que entrou em uma batalha interna, onde teve que decidir se continuava ou não com a turnê. "Fiquei chocado, sem dúvida. Mas, pelo menos, passei a entender porque eu estava no palco sentindo uma dor nevrálgica intensa ou simplesmente um cansaço extremo ou mal-estar", disse.
"Fui confrontado com uma decisão pessoal: parar de fazer turnê? Ou continuar e encontrar uma solução? Decidi que a alegria que a performance me traz supera, de longe, o estresse passageiro que meu corpo sentia. Estou muito feliz por ter continuado", seguiu.
"Não apenas provei para mim mesmo minha força mental, mas agora tenho tantos momentos especiais com vocês que nunca vou esquecer. Fiquei relutante em falar sobre isso porque sempre fui ensinado a guardar esse tipo de coisa para si mesmo. Mas estou tentando ser mais transparente sobre minhas lutas para que elas não sejam mal interpretadas. Estou compartilhando tudo isso na esperança de que possamos encontrar uma maneira de estarmos mais conectados. Gostaria de fazer minha parte para ajudar outras pessoas que também estão enfrentando essa doença", continuou ele.
Em seguida, ele agradeceu aos fãs pelo carinho que recebeu durante os shows e ainda dedicou uma parte do texto à sua equipe, que esteve a seu lado mesmo nos momentos mais difíceis que enfrentou.
Doença é transmitida por carrapato
Segundo o site da farmacêutica Pfizer, a doença de Lyme é uma infecção provocada por um tipo de bactéria transmitida pela picada de carrapatos. Ela provoca lesões na pele, no sistema nervoso central e periférico e no coração, além de dores nas articulações.
De acordo com estimativas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), cerca de 476 mil pessoas são contaminadas todos os anos nos Estados Unidos. No Brasil, não existem números oficiais da doença, que costuma ser pouco conhecida e diagnosticada. 
Os sintomas variam de acordo com o tempo com que o paciente foi picado e podem incluir: Lesão avermelhada e inchaço no local da picada; febre; calafrios; fadiga; dores no corpo; dores de cabeça; dores nas articulações; inchaço; problemas neurológicos como meningite e paralisia temporária de um lado do rosto; dormência no corpo; fraqueza nos membros; movimentos musculares dificultados; inflamação nos olhos; problemas cardíacos (como arritmia); hepatite e fadiga severa.
Felizmente, a doença de Lyme tem cura, mas as pessoas infectadas podem continuar com alguns sintomas mesmo depois da infecção já ter deixado o corpo. A principal forma de tratamento é a utilização de antibióticos
Justin Timberlake não é o primeiro famoso a ser diagnosticado com a doença. Além dele, Justin Bieber, Avril Lavigne, Bella Hadid, Ben Stiller, Shania Twain e Kelly Osbourne são alguns dos nomes que já foram infectados através da picada de carrapatos.
Leia o texto publicado por Timberlake na íntegra
"Bem... enquanto estes dois anos incríveis chegam ao fim e eu olho para o futuro, quis escrever algo de coração. Não é uma tarefa fácil tentar colocar em contexto a montanha-russa que é sair em turnê — mas vou tentar...

Esta foi a experiência mais divertida, emocionante, gratificante, fisicamente exigente e, em alguns momentos, extenuante. Faço isso há mais de 30 anos (o que até parece loucura dizer) — e dei tudo de mim para isso. Eu não teria conseguido sem a minha família, amigos, os TN Kids e todo o apoio de vocês.

Como muitos de vocês sabem, sou uma pessoa bastante reservada. Mas, ao refletir sobre a turnê e os festivais, quero contar um pouco do que está acontecendo comigo. Entre outras coisas, venho enfrentando alguns problemas de saúde e fui diagnosticado com doença de Lyme — o que não digo para que vocês sintam pena de mim, mas para jogar um pouco de luz sobre o que venho enfrentando nos bastidores. Se você já teve essa doença ou conhece alguém que teve, então você sabe: viver com ela pode ser implacavelmente incapacitante, tanto mental quanto fisicamente.

Quando recebi o diagnóstico, fiquei chocado, sem dúvida. Mas, pelo menos, passei a entender por que eu estava no palco sentindo uma dor nevrálgica intensa ou simplesmente um cansaço extremo ou mal-estar. Fui confrontado com uma decisão pessoal: parar de fazer turnê? Ou continuar e encontrar uma solução? Decidi que a alegria que a performance me traz supera, de longe, o estresse passageiro que meu corpo sentia. Estou muito feliz por ter continuado.

Não apenas provei para mim mesmo minha força mental, mas agora tenho tantos momentos especiais com vocês que nunca vou esquecer. Fiquei relutante em falar sobre isso porque sempre fui ensinado a guardar esse tipo de coisa para si mesmo. Mas estou tentando ser mais transparente sobre minhas lutas para que elas não sejam mal interpretadas. Estou compartilhando tudo isso na esperança de que possamos encontrar uma maneira de estarmos mais conectados. Gostaria de fazer minha parte para ajudar outras pessoas que também estão enfrentando essa doença.

A cada um de vocês que foi me ver na turnê “Forget Tomorrow” ou no “JT Live ‘25” (ou em qualquer outra turnê ou show ao longo dos anos)... a sua energia e seu amor continuam a me emocionar. Suas placas, mensagens e camisetas personalizadas já me fizeram rir e sorrir tantas vezes. E ouvir e ver vocês cantarem essas músicas, palavra por palavra, a plenos pulmões, sempre vai me deixar em êxtase. Vocês tornaram meus sonhos realidade.

À minha equipe, banda, cantores e dançarinos... a vida na estrada é realmente algo único. É preciso um tipo especial de pessoa para aguentar isso — e mais ainda para fazer isso bem. Vocês foram uma família linda, longe de casa, para mim. Sempre vou guardar com carinho o tempo que passamos juntos nesses últimos anos. Mal posso esperar para ver o que cada um vai fazer a seguir. Sei que será algo incrível!

Realmente não existe forma de colocar em palavras o que é estar no palco e poder compartilhar a experiência da música ao vivo com todos vocês. É uma vibração, uma frequência incomparável. Sagrada para mim. Sinceramente, não sei qual será meu futuro nos palcos — mas sempre vou guardar esta turnê no coração! E todas as outras também! Para mim, foi coisa de lenda.

Se você chegou até aqui nessa legenda, merece uma medalha. Meu coração está cheio de gratidão! Amem uns aos outros. Sejam bons uns com os outros. Não tomem nada como certo.

Para Jess, Silas e Phin... nada é mais poderoso do que o amor incondicional de vocês. Vocês são meu coração e meu lar. Estou a caminho...

Com amor,
JT
"
Leia mais