Camila Pitanga publica cliques raros com os pais, Antonio Pitanga e Vera Manhães: ’Minhas raízes’Reprodução / Instagram
Publicado 30/08/2025 12:20
Rio - Camila Pitanga compartilhou nas redes sociais, na manhã deste sábado (29), um compilado de registros raros com os pais, Antonio Pitanga e Vera Manhães. Internautas apontaram que o post foi uma resposta ao questionamento de Mano Brown sobre ela ser "mulata", e também a uma publicação viralizada, que colocou em dúvida até quem é o pai biológico da atriz. A artista reafirmou de onde veio e amor pelos familiares.
Publicidade
"Minhas raízes. A eles devo minha vida. Meu sol, Antonio Pitanga. Minha estrela, Vera Manhães. Vida esculpida em muita luta. Nem sempre o amor é a seta do mundo. Mas na minha história com eles sempre foi. Oxalá mais famílias tenham o amor reluzindo e orientando", declarou a artista. Ela resgatou várias fotos com os pais, inclusive da infância.
Conhecido como um dos maiores veteranos da teledramaturgia, Antonio, de 86 anos, integrou o elenco de vários folhetins, incluindo o remake de "Vale Tudo", que ocupa a faixa das 21h da TV Globo. O ator deu vida ao personagem Salvador, pai de Raquel (Taís Araujo) e avô de Maria de Fátima (Bella Campos), que morreu no início da trama.
Vera também fez sucesso nos anos 1970 ao fazer parte das novelas "O Cafona" (1971), "Bandeira 2" (1971), "O Bofe" (1972) e mais. A atriz se afastou dos holofotes depois ser diagnosticada com transtorno de personalidade. O ex-casal também é pai de Rocco Pitanga. Eles se separaram quando os filhos ainda eram crianças.
Polêmica
A publicação foi feita dias após envolverem a atriz em uma polêmica. Durante a participação de Camila no podcast "Mano a Mano", de Mano Brown, o rapper questionou se ela era "mulata". Camila destacou que é negra.
Logo depois da repercussão, uma criadora de conteúdo compartilhou imagens da atriz quando era criança e questionou suas raízes. O post que viralizou apontava que Camila teria nascido loira, ao colorir uma foto originalmente em preto e branco, e que não seria filha de Antonio, e sim de um homem francês:
"Camila e sua mãe quando era bebê. Sim, ela nasceu loira e por isso suspeita-se que seu pai biológico seja o ex-marido da mãe, um francês", dizia a publicação compartilhada pelo perfil, que em seguida escreveu:

"Gente, arquivei o post do feed porque ainda não encontrei informações que confirmem a veracidade do que está circulando. Mas se de fato houver alguma inconsciência, considero muito grave quando uma pessoa pública do tamanho da Camila Pitanga, que desde 2026 se afirma como negra, sempre atribuindo essa identidade aos seus pais, confundindo autodeclarações de milhões de brasileiros pardos com o mesmo fenótipo que o dela".

"Quando uma figura pública se coloca como referência e fala de raça para o público, existe também a responsabilidade de trazer transparência sobre suas origens. Achei, por muito tempo, que Camila fosse parda por ter herdado traços de algum avô ou avó, já que sua mãe tem traços 'mulatos'. Mas se ela insiste tanto na autoafirmação negra e houver qualquer falsidade nisso, aí sim considero grave... mais grave do que levantar o questionamento em si. Reconheço que é delicado lidar com exposição da vida das pessoas quando se é figura pública, ainda mais quando nossa história pessoal é usada para dialogar temas sociais. Mas esse também é um preço que eu mesma pago todos os dias".
Apoio de internautas
Assim, internautas atribuíram que a publicação foi uma resposta da atriz à polêmica. Eles, ainda, demonstraram apoio. "Alguém questiona a negritude do Rocco? Acho tudo isso tudo tão articulado. Esse ataque orquestrado colonizador a mulheres negras…. Sua família é linda!!! E você é esculpida os dois em mármore de carrara", disse uma usuária do Instagram.
"Já pensou a vida da pessoa que fica questionando a negritude de outra? O povo realmente não tem mais o que fazer. Dito isso: belíssimas fotos", comentou uma admiradora. "Você tem até a mesma pintinha no mesmo lugar que teu pai [risos]. Que lindos", disse uma seguidora. "Lindos!!! A que ponto a internet chegou. A Camila está precisando provar que é negra", opinou outra pessoa.
Leia mais