Luana Piovani se pronuncia com deboche após ser condenada em processo movido por Neymarreprodução Instagram
Publicado 17/10/2025 18:15 | Atualizado 17/10/2025 18:35
Rio - Luana Piovani se manifestou pela primeira vez depois de ser condenada por injúria em um processo movido por Neymar Jr. Nesta sexta-feira (17), a atriz gravou um vídeo em seu perfil no Instagram.
Publicidade


“Tá todo mundo preocupado comigo, mas não precisa, tá?”, afirmou logo no início da gravação. Em seguida, Luana informou que seu advogado tomará as medidas legais cabíveis: “Eu vou colocar aí a resposta do meu advogado chiquérrimo, Dr. Augusto, e queria lembrá-los que foram dois processos, eu perdi um só, tudo sob controle”, declarou.

Defesa contesta sentença

Em nota, o advogado da artista afirmou que “o processo em questão, a pedido dos advogados de Neymar — mas em discordância ao que por diversas vezes Luana Piovani requereu —, tramita em segredo de justiça. É correta a afirmação de que a Ação Penal movida pelo jogador foi julgada parcialmente procedente. A defesa de Luana Piovani discorda por completo da conclusão da Justiça e apresentará, no prazo legal, todos os recursos judiciais cabíveis.”

Na sentença, a Justiça absolveu Piovani do crime de difamação, mas a considerou culpada por injúria qualificada. As expressões usadas pela atriz nas redes sociais — "Como consegue ser tão mau caráter?” e “Ele é um péssimo exemplo como pai e como homem" — foram entendidas como ofensivas à honra pessoal e familiar do jogador.

Condenação e pena alternativa

A decisão determinou pena de quatro meses e quinze dias de detenção, em regime aberto, convertida em prestação de serviços à comunidade. A atriz deverá dedicar ao menos oito horas semanais a atividades em entidade pública ou social e pagar as custas processuais fixadas em 100 UFESP.

O magistrado destacou que, por Neymar ser uma figura pública, as postagens de Luana tiveram ampla repercussão, ampliando o impacto negativo sobre sua imagem.

Entenda a origem do processo

O caso começou em dezembro de 2024, após Luana criticar Neymar por um projeto de empreendimentos nos estados de Pernambuco e Alagoas. As críticas geraram troca de provocações entre os dois.

Durante o processo, o jogador chegou a propor encerrar a ação caso Luana fizesse um pedido público de desculpas, mas ela recusou. Neymar também havia solicitado indenização de R$ 50 mil por danos morais.
Leia mais