Publicado 19/11/2025 09:02
Rio - O Troféu Raça Negra reuniu muitos famosos em São Paulo, na noite desta terça-feira (18), na edição de 25 anos. A grande homenageada foi Leci Brandão, de 81 anos, considerada umas das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira.
"Pessoas como eu, negros, negras, repletos de beleza, inteligência, competência, e, sobretudo, de alegria. Essa visão nos revigora, dá força, inspiração e esperança. O Troféu Raça Negra é um importante reconhecimento cultural", falou a cantora e deputada estadual em São Paulo (PCdoB), em trecho do discurso compartilhado nos stories do Instagram.
"O prêmio que valoriza personalidades e instituições que se destacam na promoção da cultura negra brasileira. Por isso é também um instrumento poderoso de combate ao racismo porque fortalece a representatividade negra e preserva legados, seja nas horas de música, arte, esporte, ativismo social, economia e política", destacou Leci, que recebeu a estatueta no palco.
A noite foi comandada pelos mestres de cerimônia Erika Januza e Samuel de Assis. A premiação, ainda, contou com atrações musicais estreladas: Seu Jorge, Mano Brown, Rappin'Hood, Keila Regina, Marcio Art, Luedji Luna, Pinha Presidente, Drik Barbosa, Adriana Moreira e Dodô.
Além disso, o vocalista do Grupo Pixote também recebeu homenagem, assim como o coreógrafo Jose Carlos Arandiba, mais conhecido como Zebrinha, que atualmente integra o júri do Dança dos Famosos, do "Domingão com Huck", da TV Globo.
Troféu Raça Negra
Criado e organizado pela ONG Afrobras e pela Universidade Zumbi dos Palmares, o Troféu Raça Negra destaca e valoriza personalidades que contribuem para a inclusão social e a luta contra o racismo.
Leci Brandão
Natural do Rio de Janeiro, a cantora iniciou a carreira no começa da década de 1970. Leci foi a primeira mulher a participar da ala de compositores da Mangueira. Ao longo da trajetória, gravou 25 álbuns.
Em fevereiro de 2010, candidatou-se ao cargo de deputada estadual por São Paulo, tendo sido eleita e reeleita em 2014 e 2018.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.