Publicado 25/11/2025 07:44 | Atualizado 25/11/2025 07:57
A jornalista e ex-BBB Harumi Ishihara lamentou a morte do cantor jamaicano e lenda do reggae Jimmy Cliff, com quem já namorou, nesta segunda-feira (24). Eles se conheceram quando o astro participou de uma turnê no Brasil na década de 1980.
Publicidade"Uma grande paixão. Descanse em paz", escreveu, com um emoji de coração partido. Ela também compartilhou fotos do músico na coletiva de excursão com Gilberto Gil, quando eles se conheceram. "Para sempre no meu coração", postou, junto a uma série de stories em homenagem a Cliff.
Harumi participou do Big Brother Brasil 16 e foi a primeira eliminada, com 65% dos votos, no paredão contra Daniel.
Morte de Jimmy Cliff
De acordo com a mulher de Cliff, Latifa, o cantor de 81 anos sofreu uma convulsão seguida por pneumonia. "Jimmy, meu querido, que você descanse em paz. Cumprirei seus desejos. Espero que todos possam respeitar nossa privacidade durante estes tempos difíceis. Mais informações serão fornecidas em uma data posterior", escreveu.
Ele é um dos dos artistas mais importantes da história da música jamaicana e um dos principais responsáveis por levar o reggae ao mundo, antes mesmo de Bob Marley despontar internacionalmente.
O artista se apresentava em Kingston, na capital da Jamaica, desde quando ainda adolescente. Em 1972, ganhou projeção internacional ao estrelar o filme "The Harder They Come", que se tornou um clássico.
"You Can Get It If You Really Want", "Reggae Night" e "I Can See Clearly Now" são alguns de seus sucessos. Ao longo das décadas ele diversificou suas produções, com outros estilos como rock, soul e pop. Em 2010 ele entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll.
Conexão com o Brasil
A paixão de Jimmy Cliff pelo Brasil começou em 1968, quando ele veio ao Rio de Janeiro para participar do Festival Internacional da Canção (FIC), no Maracanãzinho, representando a Jamaica.
No mesmo ano, ele lançou o álbum "Jimmy Cliff in Brazil", que trazia regravações de músicas brasileiras icônicas em inglês e português, como "Andança" (que virou "The Lonely Walker") e "Vesti Azul".
Algumas de suas músicas fizeram parte da trilha sonora de importantes novelas, como "Love I Need" em "Água Viva" (1980) e "Rebel in Me" em "Rainha da Sucata" (1990).
O cantor teve uma filha brasileira, a atriz e cantora Nabiyah Be, fruto de seu relacionamento com a artista plástica baiana Sônia Gomes. Nascida e criada em Salvador, Nabiyah chegou a fazer parte do elenco do sucesso da Marvel, "Pantera Negra" (2018).
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.