Letícia Augustin João Poscovi / Divulgação
Publicado 07/12/2025 05:00
Rio - Letícia Augustin estrela o espetáculo "Curto Circuito", em cartaz no Teatro Copacabana Palace, na Zona Sul, até o fim deste mês, ao lado de Luiz Fernando Guimarães. Escrita por Gustavo Pinheiro e dirigida por Gustavo Barchilon, a comédia se passa "dentro da cabeça" do humorista e aborda assuntos como ansiedade, manias do mundo moderno e a "mente acelerada" dele. 
Publicidade
Na produção, a atriz de 29 anos dá vida à "amígdala cerebral" do comediante. "Minha personagem não mede palavras. Ela é visceral e, às vezes, inconveniente, mas representa aquela voz que todo mundo tem dentro da cabeça e tenta esconder. Acho que o público se diverte porque se reconhece", afirma Letícia, que dá mais detalhes sobre o papel. 
"É, ao mesmo tempo, um desafio técnico e uma delícia artística. É como dar vida aos pensamentos que ninguém tem coragem de dizer em voz alta. Brinco que sou a parte mais impulsiva e ansiosa do personagem, então posso exagerar, pirar um pouco, brincar com ritmos, e isso traz uma liberdade cênica que poucas vezes tive na vida", destaca.
Em "Curto Circuito", Luiz interpreta vários personagens como o paciente da ressonância, o comissário de bordo na turbulência, um estudante no Enem em pânico e até uma musa de escola de samba. Cansada de viver dentro da mente do humorista, a "amígdala cerebral" fica prestes a pedir demissão. 
Letícia, então, comenta como os temas abordados na produção dialogam com ela. "Acho que todo mundo hoje vive um pouco em "curto-circuito". A peça é divertida, mas toca numa ferida moderna: a pressão por produtividade, a dificuldade de desacelerar, a cobrança interna. Fazer esse papel me obrigou a olhar para as minhas próprias ansiedades com mais humor e leveza".
A artista ainda aponta este trabalho como um divisor de águas em sua carreira. "Representa coragem. Representa assumir um espaço que eu sempre sonhei ocupar. 'Curto-Circuito' me deu ferramentas para crescer como atriz, me conectou com novos públicos e me colocou ao lado de pessoas que admiro profundamente. É um divisor de águas, sem dúvida". 
Dividir cena com Luiz Fernando no espetáculo, em comemoração aos 50 anos de carreira dele, também é motivo de felicidade para a atriz. "O Luiz é uma aula ambulante de generosidade. Ele te acolhe, te escuta, te provoca artisticamente e, ao mesmo tempo, deixa espaço para você existir. Cresci assistindo ao trabalho dele, então estar ali, celebrando meio século de carreira ao lado desse ícone, é uma honra que ainda estou processando", admite ela, que pretende investir em trabalhos na "TV ou séries em plataformas de streaming" em 2026. 
Serviço
"Curto-Circuito"
Sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo, às 17h
Até 21 de dezembro
Local: Teatro Copacabana Palace
Endereço: Av. Nossa Senhora de Copacabana,313, em Copacabana
Ingressos: a partir de R$ 37,50
Leia mais