Thelmo Fernandes Arquivo Pessoal
Publicado 21/03/2023 06:00
Publicidade
Rio - Thelmo Fernandes, de 56 anos, é dono de um talento inquestionável. Com trabalhos marcantes no teatro, cinema, televisão e plataformas de streaming, o ator, que tem 32 anos de carreira, emocionou o público como o personagem Pedro, na série "Todo Dia a Mesma Noite", da Netflix, que retrata a história dos pais que perderam seus filhos no incêndio da Boate Kiss há 10 anos. 
"Foi incrível dar vida a esse personagem, é um dos mais importantes da minha carreira. A força do Pedro e a determinação dele são impressionantes", comenta o artista. Embora o caso tenha repercutido muito na época, Thelmo admite que se surpreendeu com os desdobramentos dele, ao longo da última década, durante sua preparação para série. "Não sabia que os pais tinham sido processados pelo Ministério Público. Todo mundo lembra do incêndio, os fatos, como eles ocorreram, mas com o tempo as coisas foram se perdendo. E a série retomou isso".  
O ator também entrega que ninguém do elenco teve contato com os pais das vítimas do incêndio antes das gravações. No entanto, quando a obra estava prestes a estrear, ele conheceu Flávio Silva, pai da Andrielle, que morreu na tragédia quando comemorava seu aniversário de 22 anos. "Quando a série estava pra estrear, nós estivemos em Santa Maria, conhecemos a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia e, lá, tive contato com Flávio. Também estive na tenda onde estão as fotos das vítimas, na porta da boate", relembra. 
Pai de João, de 15 anos, o ator diz que o filho assistiu a produção apesar de ela conter cenas bem fortes logo no primeiro episódio. "Ele conseguiu ver e fiz questão que ele assistisse, até pra ele entender a mecânica do que aconteceu. Ele é um menino jovem, que já já vai querer ir pra boate. É bom ele ficar atento a lugares muito fechados, com aglomeração". O artista também revela que tem recebido muito retorno de jovens sobre a série. "Fiquei muito impressionado com isso. É uma geração muito antenada com as coisas". 
Além de "Todo Dia a Mesma Noite", o ator está no elenco da série "Fim", do Globoplay, ainda sem data de estreia. "Ela é baseada no livro da Fernanda Torres (lançado em 2013), conta a história de cinco amigos, no Rio de Janeiro, retrata a finitude da vida, como as relações se transformam, fala sobre amor, amizades. Também mostra as mudanças da cidade desde a década de 70 até os dias de hoje. É uma série que vai emocionar, divertir, é um trabalho muito audacioso", afirma Themo, que interpreta o personagem Álvaro na obra. "É um personagem maravilhoso, um cara tímido, muito amigo. Ele de, certa forma, era a pessoa que aglutinava aqueles amigos, mesmo quando existiam conflitos. Uma das coisas mais marcantes neste trabalho pra mim, foi a caracterização de envelhecer para o personagem. Estou muito ansioso pra assistir. A equipe se emocionou diversas vezes durante as gravações". 
Movido a desafios e bons personagens, ele também é um dos destaques da série "Betinho - No Fio da Navalha", do Globoplay, inspirada na história de Herbert José de Souza, símbolo do combate a fome no Brasil. "As gravações já estão rolando e eu interpreto o Nilo Batista", adianta o artista. Ele ainda elogia o trabalho de Júlio Andrade, que dá vida ao protagonista. "Ele é extraordinário - já tinha trabalhado com ele em 'Sob Pressão'. Vocês vão ficar impactados com a caracterização do Júlio como o Betinho. Acho que é importante a gente lembrar de grandes figuras no audiovisual, pra essa juventude ver o que esse cara fez". 
Pensa que acabou? Tem mais! Thelmo participa da minissérie biográfica "Anderson Spider Silva", da Paramount +, que vai narrar a vida do campeão de UFC Anderson Silva, e está nas próximas temporadas de "Cilada.com", ao lado de Bruno Mazzeo. 
Amor pela profissão
Com mais de três décadas de carreira, o artista se diz grato pela sua profissão. "Amo ser ator. Escolhi a profissão que eu queria. Várias coisas vieram no momento certo, fiz boas escolhas, tive sorte. Sempre busquei ter prestígio na minha carreira, quero que as pessoas ouçam ou vejam meu nome e associem a um ator que se entrega pro seu trabalho. Fico muito feliz de ter conseguido isso". 
Com um currículo de peso, o artista ainda cita um desejo profissional: "Queria fazer um filme em Hollywood (risos). Tenho muita vontade de fazer uma carreira internacional, conhecer como eles trabalham", assume.
Gente como a gente
Longe dos holofotes, Thelmo se considera um cara tranquilo. "Estou com 56 anos. Gosto muito de ficar em casa. Gosto muito de viajar, mas tenho preguiça de organizar as viagens (risos). Sou muito ligado ao meu filho, ele está entrando em uma fase da vida que precisa muito de diálogo, em que ele passa por muitas transformações e a gente tem que ter paciência, estar junto", acredita ele. "Adoro ir pra um barzinho. Botecos me atraem, sou vascaíno roxo", completa.
Casado há 20 anos com produtora cultural Renata Blasi, o ator revela o 'segredo' da relação duradoura. "Parceria, compreensão, amor, companheirismo, confiança. Tenho uma parceira de vida, um filho com ela. Claro que em 20 anos nem tudo são flores, mas é necessário sabedoria para lidar com os momentos ruins". 
Publicidade
Leia mais