Priscila Sztejnman interpreta a personal trainer Helena em 'Vai na Fé'Reprodução/Globo
Publicado 06/05/2023 07:00
Publicidade
Rio - Priscila Sztejnman não esconde a felicidade por dar vida à personal trainer Helena na novela "Vai na Fé", da TV Globo. Após três meses no ar, a atriz e roteirista de 34 anos celebra a recepção que a personagem teve do público, principalmente, pela relação com Clara (Regiane Alves). Uma semana depois do primeiro beijo entre as amigas, a artista entrega que os fãs podem ficar na expectativa por um romance mais profundo entre as duas.
"Helena representa o extremo oposto do Theo (Emilio Dantas), marido da Clara. Helena acolhe, escuta, é presente, amorosa, companheira, e vai mudar a vida de Clara para muito melhor. Clara vive uma relação abusiva com o marido que a maltrata, destrói sua autoestima, e vive uma relação de poder e não de amor com a esposa. Helena vai despertar o melhor de Clara. E quem não quer uma companheira assim na vida?", comenta a artista.
No entanto, Priscila enfatiza a amizade que Clara e Helena construíram desde os primeiros capítulos do folhetim escrito por Rosane Svartman. As duas se conheceram na academia do condomínio onde a ex-modelo mora com o marido e o filho, Rafa (Caio Manhete). "Acho que a sociedade instiga as mulheres a competirem e já faz um tempo em que o tema da sororidade domina cada vez mais pautas. Estimular a cooperação ao invés da competição é uma chave que devemos virar", afirma.
"Outro dia, estava lendo uma matéria sobre outros tipos de 'medicamentos' que devemos tomar. Na listagem estava sol, descanso, exercício físico, alimentação saudável, respeito próprio e amigos de verdade. Acho que a Helena representa esses elementos todos. Helena e Clara começam na dinâmica professora e aluna, e evoluem para uma amizade genuína. Na minha vida, cultivo as amizades como família escolhida. Sou muito presente, atenta e ativa na vida dos meus amigos. Meus amigos tornam a minha vida melhor e acredito que é assim que deve ser. Mas sinto que, entre a Helena e a Clara, outras relações e sentimentos para além da amizade serão despertados", adianta ela.
Completando 20 anos de carreira em 2023, a atriz renova uma parceria antiga com Rosane Svartman, com quem colaborou no roteiro de "Malhação – Intensa como a Vida" (2012). Conhecida por atuar em "Totalmente Demais" e "Novo Mundo", Priscila Sztejnman relembra o momento em que o diretor da atual novela das sete, Paulo Silvestrini, a ofereceu o papel de Helena e destaca as características que mais chamaram sua atenção na personal. "Além de outros pontos, ele disse que seria uma personagem que, através do feminino, faria diferença. Que traria pautas sobre sororidade, feminismo, amor próprio. Isso me marcou e aceitei o convite", conta.
A ideia de chamar Priscila para interpretar Helena veio após a atriz estrelar o filme "4x100 - Correndo por um Sonho", com Thalita Carauta e Zezé Motta, em que a carioca deu vida à corredora Bia. Mas a artista ressalta que as duas personagens "não tem nada a ver uma com a outra" e abre o jogo sobre a preparação física que buscou na construção de seu papel em "Vai na Fé".
"Quando chegou a prancha de caracterização com imagens de referência da personagem, vi as inspirações para o visual dela e senti que aquela mulher nadava. Então, entrei para a natação. Eu sempre gosto de fazer algum estímulo físico específico para cada personagem. E me conecto com a Helena através da natação e o que essa atividade pode despertar. O frescor, a praticidade, a fluidez, a leveza. Trouxe essas características que senti ao nadar para interpretar essa mulher solar", revela.
E a sintonia entre Priscila e Helena é um dos segredos que conquistou os telespectadores. A atriz celebra o carinho dos fãs. "É muito gratificante sentir a resposta tão positiva do público. Torna o trabalho ainda mais prazeroso. Saber e sentir que seu trabalho toca, emociona e motiva as pessoas é um incentivo e tanto para seguir no caminho do bem. Agora, é surfar essa onda boa que a Helena está me proporcionando".
Publicidade
Leia mais