Publicado 09/05/2023 06:00
Rio - Romeu e Julieta, de William Shakespeare, é um dos clássicos da literatura. Mas já imaginaram como era a vida dos personagens quando crianças? Essa foi a grande inspiração de Iris Abravanel, mulher de Silvio Santos, ao escrever a novela "A infância de Romeu e Julieta", do SBT, que estreou na última segunda-feira na emissora e também no Prime Video.
"Nós íamos fazer Romeu e Julieta, mas é tão trágico, tão triste, tão desesperador. Não tem nada a ver comigo. Aí pensei: 'Como seria a infância de Romeu e Julieta?'. Vamos imaginar, fazer uma história contando como eles começaram. Shakespeare que me desculpe, ele deve estar revirando no túmulo porque está tudo mudando, mas minha intenção é fazer o melhor para as famílias, para as crianças, para o SBT", confessa a autora do folhetim.
Aos 74 anos e em sua nona novela, Iris ainda conta qual sua maior motivação para criar histórias. "Acho que o corpo pode envelhecer, mas a mente pode ficar sempre viva. Depende do esforço de cada um, de buscar, aprender, de se relacionar. É um propósito de vida transmitir um pouco disso para as crianças: a responsabilidade de viver bem a cada dia. Essa novela fala sobre a briga de duas famílias, então, quero falar sobre importância do perdão. Às vezes a gente fica com mágoa, fica remoendo isso e fica doente. O perdão é difícil, mas é um exercício. Assim como a alegria. Cada dia é um presente na nossa vida e a gente tem que viver da melhor maneira possível e sempre pensando em quem está ao nosso redor e em como fazer o bem", opina.
Como adiantado pela autora, "A infância de Romeu e Julieta" mostra a rivalidade entre as famílias Campos e Monteiro, que moram em lados opostos do bairro de Castanheiras. Ninguém sabe ao certo como as brigas começaram, no entanto, elas ficam cada vez mais intensas com o passar do tempo. Ressentimentos existem, mas Romeu Monteiro (Miguel Angelo) e Julieta Campos (Vittória Seixas) querem mudar a história para que o local volte a ser um lugar de paz e harmonia.
No folhetim, Julietta vive em um sobrado antigo, no Lado Vila, com os avós maternos e sua mãe, Mariana (Juliana Schalch). A jovem de 13 anos é conhecida pelo bairro como a menina aventureira, moleca e descolada que adora andar de skate. Já Romeu mora em um condomínio de luxo, no lado Torre. Filho único de Vera (Bianca Rinaldi) e Bernardo (Fábio Ventura), ele é amigo, um pouco imaturo e gosta de praticar esporte, como tênis.
Intérpretes dos protagonistas, Vitória e Miguel não escondem a felicidade em participar da novela. "Pra mim está sendo uma honra. É minha primeira protagonista, então, estou bem nervosa. Por mais que ela seja meiga, fofa, ela é bem diferente da personagem original. Ela é descolada, adora esportes. Estou muito feliz", afirma a atriz. "Estou muito grato de participar dessa novela, é meu primeiro protagonista. Ainda mais uma criança que veio do Rio, da periferia, e que recebeu uma oportunidade que muitas pessoas lá atrás não tiveram... A gente vai fazer essa novela ser bonita e um grande sucesso", garante o ator.
Os dois ainda revelam qual foi a cena mais difícil que gravaram. "Foi a que a gente aparece no CEC (Centro Esportivo Castanheiras) e começa a dançar. A gente estava bem nervoso no dia", comenta Miguel. "Não foi só a mais difícil, foi a mais marcante também. A gente ensaiou por vários dias. E no final ficou lindo", acrescentou Vittória.
Diretor-geral da novela, Ricardo Mantoanelli aproveita o momento e exalta a química entre os atores. "Não é só que a gente tem um casal de protagonistas lindos e talentosos. A relação entre eles, a química que têm no olhar é algo contagiante. Ver o sorriso no olhar do Miguel e da Vittória nos dá combustível para seguir em frente".
Leia mais