Fábio Porchat, Bruno Bernardes, Maju Coutinho, Poliana Abritta, Alex Escobar, Renata Ceribelli, Sônia Bridi, Ana Carolina Raimundi e Drauzio VarellaEstevam Avellar / TV Globo
Publicado 02/08/2023 07:00 | Atualizado 02/08/2023 10:48
Publicidade
Rio - O "Fantástico", da TV Globo, completa 50 anos este mês. Para comemorar a data, a revista eletrônica contará com uma série de novidades a partir do próximo domingo (6). As apresentadoras Poliana Abritta e Maju Coutinho, o diretor Bruno Bernardes, e os repórteres e colunistas que têm quadros e séries previstos para estrear no segundo semestre deste ano revelaram, em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda (31), no Rio, com mediação de Fábio Porchat, o que os telespectadores podem esperar desta nova fase da atração.  
A repórter Sônia Bridi vai abrir as reportagens especiais, no próximo domingo, com uma matéria sobre o renascimento do Pantanal, em uma edição especial da série "Jornada da Vida". "Nesse quadro, mostramos lugares que têm a ver com a biodiversidade e a evolução. E para o programa deste domingo fomos ao Pantanal, um ambiente que passou por um período muito difícil. Foram quatro anos de seca e 25% do bioma queimados nos últimos anos. Vimos coisas incríveis lá. Vimos a vida voltando com o pulso das águas e ao mesmo tempo identificamos todas as ameaças que tentam interromper essa jornada da biodiversidade no Pantanal. É a primeira vez que o 'Jornada da Vida' tem um episódio 100% nacional. É uma reportagem sobre o esforço pela vida e a esperança”, explica a jornalista.
Poliana Abritta comandará o especial do quadro "Mulheres Fantásticas", que já existe desde 2019 e este ano homenageará, entre outras personalidades, Gloria Maria. "A gente preparou uma temporada de quatro episódios para a comemoração dos 50 anos do 'Fantástico'. Este é um quadro que conta a história de duas mulheres através de uma animação. Uma artista vai narrar essa história, que vamos linkar com a vida de uma heroína do dia a dia", revela a apresentadora.
"Quero apresentar os nomes que a gente tem para esta temporada: Chiquinha Gonzaga, com narração de Maria Bethânia. Vamos linkar a história da Chiquinha Gonzaga com a escritora Socorro Acioli. Temos a Niède Guidon, cuja história vai ser narrada pela Dira Paes e vai linkar com a líder indígena Txai Suruí. Temos também a Renée Richards, que é uma tenista trans, cuja narração vai ser feita por uma atriz também trans, que é a Valéria Barcelos, e vai paginar com história da Faela Maya, que é uma comediante do sertão do Ceará, maravilhosa. E a gente tem a cereja do bolo, nossa maior honra de contar a história de uma pessoa que é muito familiar de todos, que é a Gloria Maria. A animação dela vai ser narrada pela Sheron Menezzes. A personagem que vai linkar ainda não posso contar porque ainda não gravei. Esses episódios serão exibidos em setembro, outubro, novembro e dezembro", adianta. 
Já Maju Coutinho estará à frente do quadro "Música Preta Brasileira". "A gente faz uma viagem pela música preta brasileira. Começando pela música baiana — não sei se vai ser nessa ordem — com Gilberto Gil, Luedji Luna, Carlinhos Brown, Russo Passapusso, do BaianaSystem. A gente fez uma roda de conversa em Salvador, com uma sonoridade de arrepiar. E no Rio de Janeiro gravamos samba, funk e rap. Tem uma galera ótima nessa viagem ancestral, com um bate-papo bacana, muito som inédito, um grupo de pessoas negras trabalhando na produção desse produto. Estou bem animada", afirma.  
Além disso, Sabrina Sato terá um quadro de viagens, em que vai conhecer locais paradisíacos e que estão bombando nas redes sociais. "Eu vim pra Itália, o país mais acolhedor do mundo, atrás de histórias bem curiosas, sabe? Esse quadro vai marcar a minha estreia no Show da Vida. Estou tão feliz, gente. É ou não é fantástico?", questionou a japa através de uma mensagem em vídeo, já que está na Europa.
A temática feminina também será contemplada nesta nova fase do "Fantástico". Uma versão para a TV do podcast "Prazer, Renata!", de Renata Ceribelli, que estreou em 2021 nas plataformas digitais, está sendo preparada e deve estrear nos próximos meses na atração.
"O 'Fantástico' é um programa que sempre detecta tendências e vamos falar sobre a terceira revolução sexual feminina, que virou um movimento chamado 'bem-estar sexual feminino', um momento de autoconhecimento da mulher em que ela vai entender o que é o seu próprio prazer. Nosso podcast tem dois formatos, uma entrevista com um especialista e um debate entre três gerações. É exatamente esse geracional que a gente traz para o novo quadro, que no fundo é um recorte de todos esses assuntos. Não se trata de um podcast filmado, é um quadro sobre bem-estar sexual feminino", revela Renata. 
A repórter Ana Carolina Raimundi estará de volta com o quadro "Isso tem nome", em que traz as classificações e nomenclaturas de dores e traumas femininos, que muitas vezes foram reprimidos. "O público vai se ver ainda mais representado nesta temporada. Agora nós contamos de verdade com a participação e as sugestões que vieram das pessoas que assistem ao quadro. Vinha guardando alguns nomes desde a última temporada, mas quando as pessoas souberam que teria uma terceira, passaram não só a me mandar palavras, mas também sugestões de personagens e especialistas para serem entrevistados, em um movimento que eu nunca tinha visto", comemora a jornalista. 
O médico Drauzio Varella prepara uma nova série sobre alergias. "Mais ou menos 20% das pessoas têm algum tipo de alergia. Quando a gente fala em alergia, as pessoas pensam naquelas manchinhas no corpo que aparecem quando você come camarão, mas alergias criam outros problemas. Temos alergias respiratórias, alergias de outra ordem, algumas das quais podem ser eventualmente graves. Uma inovação que o 'Fantástico' trouxe foi abordar temas que fazem parte do dia a dia. Uma das primeiras séries que nós fizemos foi sobre os primeiros socorros. Essas séries a respeito do dia a dia, que a pessoa se reconhece, vê as besteiras que faz naquela mesma situação, tiveram grande impacto. Isso foi uma coisa nova na televisão. Não havia isso antes do 'Fantástico'. Em princípio, serão três episódios". 
Alex Escobar, que costuma encerrar o programa com as notícias do Esporte ao lado dos cavalinhos, fala sobre a honra de participar da história do "Fantástico". "O 'Fantástico' é a vida, tem o drama, tem a música, tem a festa, tem tudo ali. Acho que é legal finalizar com o futebol do jeito que a gente finaliza, de forma leve, pra cima, e a gente vai dormir um pouco mais leve depois de passar por tantas emoções durante a semana e no próprio 'Fantástico'. É uma honra, uma alegria encerrar o 'Fantástico'. É mais do que eu poderia sonhar", comemora. 
Publicidade
Leia mais