Rafael Gualandi celebra momento na carreira com seu segundo personagem fixo em uma novela da GloboDivulgação/Anderson Marques
Publicado 23/08/2023 06:00 | Atualizado 23/08/2023 07:42
Publicidade
Rio - Rafael Gualandi, de 28 anos, já conquistou o público de "Terra e Paixão", novela da TV Globo em que dá vida ao técnico de TI Enzo. O jeito "nerd" combinado ao visual do ator capixaba garantiu uma legião de fãs para o artista, que celebra a boa fase que vive na carreira. Dividindo a telinha com Tatá Werneck, Leona Cavalli e Cláudio Gabriel, o galã revela a surpresa que teve com a repercussão do funcionário que é contratado por Tadeu, gerente da cooperativa, para descobrir quem é a "garota do pix" mascarada.
"Tem sido inédito pra mim, muito gostoso e tenho me divertido bastante. De fato, tenho recebido um carinho muito grande do público por questões estéticas, mas principalmente pelo meu trabalho, isso me deixa muito feliz", declara Rafael, que ainda brinca com as cantadas que chegam pelas redes sociais. "Tenho recebido bastante… Adoro receber esse carinho do público, não esperava tanta repercussão", confessa ele.
O ator comenta a reação que teve ao conhecer as principais características de Enzo e destaca que sua formação em Engenharia Civil facilitou a aproximação com o personagem. "O fato de ser um nerd de T.I. me surpreendeu de forma positiva e me empolgou, já que há um abismo de personalidade entre eu e ele. Eu sou engenheiro também, então, de alguma forma, a ciência exata nos aproxima", explica. Mas ele ainda entrega um aspecto em que é idêntico ao técnico: "Tanto eu quanto o Enzo não conseguimos dizer 'não', e muitas vezes isso pode nos prejudicar", afirma.
Ao longo da trama, Enzo é envolvido nos conflitos da família De La Selva, ao mesmo tempo em que o público acompanha de perto as investigações do hacker sobre a identidade da dominatrix misteriosa a mando do chefe. Para Rafael, o segredo das cenas divertidas em que atuou até o momento está na boa relação com os colegas, em especial Cláudio Gabriel, que interpreta o Tadeu na novela das nove.
"Eu não conhecia o Claudio pessoalmente, mas já tinha visto o trabalho dele e eu sou fã. Estreitamos uma relação fora de cena de muita amizade, e isso nos trouxe muitos benefícios para dentro de cena. É sempre maravilhoso estar contracenando com ele", celebra. "E eu sou privilegiado de estar lado de profissionais incríveis, além do Claudio, a Tatá Werneck, o Jonathan Azevedo, a Leona Cavalli, que são com quem eu mais contraceno, mas todo o elenco é sensacional", acrescenta o artista.
Questionado sobre o futuro de Enzo no folhetim, Rafael faz suspense e avisa aos fãs: "Sem dúvida, terão muitas coisas novas e interessantes pra acontecer. O Enzo está se colocando em lugares perigosos, se envolvendo com muita gente, mas só assistindo a novela pra saber. O Walcyr e a Thelma (Guedes) são imprevisíveis, até pra nós atores, e deixam tudo mais interessante", garante.
A novela marca o segundo papel fixo de Rafael Gualandi na TV Globo e o primeiro projeto no horário nobre, depois dos quase 15 anos de carreira em que somou experiências no teatro e trabalhos para as telinhas. Depois de interpretar o encrenqueiro Tavito em "Além da Ilusão", o ator diz estar dedicando "110%" de seu tempo ao trabalho atual, enquanto planeja um retorno aos palcos e avalia propostas no cinema. "Eu estou abundantemente feliz de fazer parte de todo o conjunto: uma novela das 21h na Globo, do Walcyr Carrasco, com um elenco, direção, produção incríveis e com esse personagem que estou amando interpretar", comemora ele.
Apesar de ter uma segunda formação e já ter trabalhado com a Engenharia, Rafael faz questão de ressaltar a paixão pela arte: "O que me inspira é saber que muita gente se inspira em mim, e com isso, de alguma forma, poder transformar. A minha inspiração na arte não tem a ver comigo, mas com o coletivo, com o próximo. A gente tem um papel importantíssimo na sociedade, com a nossa arte podemos atravessar muitas pessoas, e isso é que me inspira".
Publicidade
Leia mais