Publicado 17/03/2025 11:50
Rio - Gilberto Gil, de 82 anos, falou sobre o início da turnê "Tempo Rei", a última de sua carreira de seis décadas, em entrevista exibida no "Fantástico", da TV Globo, neste domingo (16). Apesar da experiência, o artista comentou os medos que sente durante as apresentações.
Publicidade"Será que não vou esquecer a palavra que vem ali naquela letra, naquela música? Será que ele, o menino que está ali na primeira fila, e ela, será que eles vão me olhar ainda com a mesma expectativa de encantamento?", afirmou o cantor, que fala sobre sua despedida dos palcos. "Tem a culpa, mas tem a desculpa. A desculpa: estou mais velhinho, mereço um pouco de folga".
Imortal pela Academia Brasileira de Letras, Gil declarou, inclusive, que se prepara para a velhice durante anos, desde 1970, com meditação e comida macrobiótica: "Isso começa basicamente pelo que entra pela boca, para trazer as energias necessárias a manutenção dessa ordem orgânica. Depois passa pela questão do bom espírito, da condição psíquica mínima", relatou.
Flora Gil, mulher e empresária do artista, comentou sobre a aposentadoria do cantor. "Todos os dias, eu passo aqui na casa da Bahia ou na do Rio tem um lugarzinho que ele sempre senta ali e toca violão quieto, sozinho. Então eu acho que ele com certeza vai falar: 'Ai, acho que eu vou ali fazer um showzinho. Gil e violão', pode ser", disse ela.
Saudades Preta Gil
A família de Gilberto Gil compõe a equipe musical de seus shows. Durante a entrevista, Gilberto falou sobre a filha Preta Gil, que está em tratamento contra o câncer. "Ela tem uma luminosidade, uma solaridade. Ela leva isso. Ela leva essa luz para a vida. Ela tem um diálogo permanente que inclui ela mesmo e o público, e volta muita energia para ela. É o grande nutriente dela. Quem canta seus males espanta", declarou ele, que dedicou a música "Drão" à herdeira durante o primeiro show da turnê "Tempo Rei".
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.