Mariana Sena interpreta Glorinha em ’Garota do Momento’Divulgação/Balbino
Publicado 21/05/2025 05:00
Rio - Depois da estreia nas telinhas em "Mar do Sertão" (2022), Mariana Sena fez seu retorno à faixa das 18h da TV Globo para interpretar Glorinha em "Garota do Momento". Moradora da pensão de Iolanda (Carla Cristina Cardoso), a jovem acolhe a mocinha Beatriz (Duda Santos) e embarca na jornada da nova amiga em busca de explicações sobre o sumiço de Clarice (Carol Castro). 
Publicidade
"Muito louco quando você tem que ser melhor amiga de uma pessoa, criar uma relação e intimidade do zero. E o mais legal entre a Beatriz e a Glorinha, que inclusive facilitou a coisa, é que as personagens também foram se conhecendo ao longo da trama, né? Então elas também foram criando essa intimidade", relata a artista de 30 anos. 
A cumplicidade entre as personagens cativou o público graças ao entrosamento das atrizes durante os testes para a trama. "A gente já se conhecia, mas era uma coisa de se cumprimentar em eventos, em lugares e não tinha intimidade nenhuma. Ao mesmo tempo que Glorinha e Beatriz estavam construindo a relação e a confiança, eu e a Duda estávamos também. Esse foi um ganho muito grande para ambas as partes, tanto para dramaturgia quanto para nossa relação de dupla... É uma relação que a gente vai levar para vida."
O passado de Glorinha gerou curiosidade dos telespectadores, mas o segredo foi revelado em fragmentos ao longo da novela. "Eu já sabia da história, mas não sabia como ela ia se desenvolver e como viria à tona. Isso eu também fui descobrindo ao longo que os capítulos chegavam. Não imaginava que viria através de um um telegrama, não sabia da profundidade, que era o padrasto quem tinha violentado a Glorinha, não sabia dessa coisa da mãe dela ter falecido", explica. 
A jovem é apaixonada por Ulisses (Ícaro Silva), mas precisou superar um abuso cometido pelo padrasto na infância antes de corresponder aos sentimentos do proprietário do Boliche Bowling Rock. É com o rapaz que Glorinha desabafa sobre o trauma. 
"Essa sequência mexeu bastante comigo. Me tocou em lugares que eu não fazia ideia. É uma história muito sensível e eu me sentia muito responsável em honrar essa história da Glorinha. Queria contar da maneira mais bonita e mais verdadeira possível. Porque infelizmente é a realidade de muitas pessoas, principalmente mulheres", afirma Mariana. 
A gravidez de Iolanda causou uma breve rompimento entre Ulisses e Glorinha. O rapaz quase se casou com a ex-affair, mas a dona da pensão desistiu da união durante a cerimônia ao perceber o grande amor que o pai do bebê sente pela outra mulher. 
"Eu não imaginava que a Iolanda ia engravidar, fiquei triste pela Glorinha, porque eu falei 'Agora que ela se abriu para o Ulisses...' Quando as pessoas que tinham lido antes de mim falaram, eu achei que era brincadeira. A novela tem disso, os capítulos vão chegando e a história vai acontecendo. Saber da gravidez para mim, juro, eu demorei uns dias para aceitar", entrega. 
Mariana analisa o momento delicado vivido pelo casal e destaca a forma como lidaram com a situação. "Ulisses terminar com a Glorinha para construir essa família, mesmo que obrigado e contra a vontade dele, mas para não ter mais uma criança sem pai, para Iolanda não ser rechaçada, que existia na época das mulheres que engravidavam solteira, eu achei muito bonito. Para a Glorinha foi muito triste e para mim também. Mas a ela é muito madura e aceitou porque achava o correto a se fazer."
A trajetória de Glorinha no folhetim ganhou novos contornos com a inauguração do salão de beleza Trançado Fino. "É o sonho dela ajudar as mulheres pretas a erguerem a autoestima através do empoderamento do cabelo natural. Acho isso maravilhoso. Se a gente tivesse tido a possibilidade de ter uma Glorinha bem-sucedida nessa época, nossa, como seria hoje? O que ela faz, que eu acho bonito, é não fica forçando as pessoas e o discurso de que cabelo natural é o único bonito. O discurso é de que a pessoa pode escolher a maneira como ela se apresenta", comenta. 
Com a novela chegando ao seu último mês de exibição, a atriz revela o desfecho que imagina para Glorinha. "Acho que é realizando o sonho dela como uma grande empresária, empoderando algumas personagens e vivendo esse grande amor com Ulisses. Ela merece se sentir digna de ser amada e de construir algo com alguém. E ter, em uma novela que se passa em 1958, uma mulher que consegue realizar o sonho dela também é muito potente."
Vida Pessoal 
Em paralelo com a carreira na televisão, Mariana Sena lidou com a gravidez inesperada de Ayomi, de 1 ano e 2 meses, fruto do relacionamento com o ator Elzio Vieira. "A maternidade mudou tudo, principalmente a maneira como eu vejo a vida. Meus objetivos, sonhos e a maneira como eu trabalho mudaram. Antes meu trabalho era 100% da minha vida, qualquer tempo livre que eu tinha e surgia algo vinculado ao trabalho, eu estava fazendo. A maternidade veio para para falar: 'Não, espera aí, meu trabalho agora se transformou em 30% da minha vida'. A gente tem que curtir o nosso tempo livre, e construir nossos ambientes sociais", diz. 
A atriz comenta como concilia a trajetória artística com o lado materno. "Acho que eu não consegui ainda chegar no equilíbrio, mas eu estou lidando. Têm coisas que eu priorizo na minha vida: a relação com minha filha, os momentos em que eu desligo o celular e vou viver a minha vida com a minha família. [..] Tá funcionando e sinto que eu estou dando conta. E é feliz quando nós mães admitimos isso, né? Porque é tanta culpa na maternidade que a gente admitir que tá rolando é um acalanto para o nosso coração". 
Leia mais