Eliana recorda trajetória e fala dos novos desafios Daniela Toviansky / Globo
Publicado 24/10/2025 18:44
 Rio - No "Conversa com Bial" desta sexta-feira (24), Eliana faz uma viagem emocional por sua trajetória — da infância simples às conquistas na televisão brasileira. A apresentadora relembra as férias em família no Paraná e no Ceará. "Eu vivi o luar do sertão cantado por Luiz Gonzaga", afirma.
Publicidade


Criada em São Paulo, no bairro dos Jardins, onde o pai trabalhava como zelador, Eliana começou a carreira estrelando comerciais de TV. A partir daí, o caminho para o sucesso se consolidou.

Da música à televisão

Antes de se tornar apresentadora, Eliana integrou o grupo As Patotinhas. O talento e o carisma abriram espaço para sua estreia no SBT, onde enfrentou um dos momentos mais marcantes da carreira.

Ela relembra o dia em que insistiu pessoalmente com Silvio Santos para continuar na emissora, após o cancelamento de seu primeiro programa: "Lembro que me escondi perto da diretoria, e eu ouvi a voz dele chegando perto [...], e quando passou por mim, quase grudei no suspensório dele, falei ‘Silvio, por favor, não me manda embora’, e ele disse ‘não, não vou te mandar embora. Você tem contrato, vá para casa que você continuará recebendo’, e eu respondi ‘não, eu não quero, quero trabalhar’.”

A apresentadora contou que a insistência emocionada mudou seu destino. "E aí eu fiz uma pergunta que fez ele parar, porque tudo isso foi com ele andando, em nenhum momento ele parou. Eu disse ‘você tem alguma coisa contra mim?’, e ele ‘não, por que?’, e eu chorando, respondi ‘porque se você tiver alguma coisa contra mim, eu não tenho o que fazer aqui, mas se você não tiver, por favor, me deixa trabalhar’, e ele me perguntou o que eu queria fazer, e disse ‘qualquer coisa, me deixa sentada no banquinho fazendo apresentação igual a Vovó Mafalda’.”

O sucesso dos “Dedinhos”

Entre os momentos lembrados no programa, Eliana falou sobre a criação dos “Dedinhos”, marca registrada de sua carreira.

“Eu ensinava para os meus sobrinhos, e eles ficavam paralisados. Enquanto a Xuxa tinha o Disco Voador e a Angélica era uma princesa, eu só tinha um banquinho. Então pensei: vou dançar com as mãos — e as crianças se encantaram". A ideia simples conquistou o público infantil e se tornou um dos maiores símbolos da apresentadora.

Nova fase na TV Globo

Com passagens pelo SBT, Record e agora na Globo, Eliana vive um novo capítulo profissional. Na próxima segunda-feira (27), ela dividirá o palco do Criança Esperança com Xuxa e Angélica, logo após Três Graças.

Além da participação no evento beneficente, Eliana se prepara para comandar um novo programa dominical a partir de 2026: Em Família com Eliana.

“Domingo é alegria, é família e é auditório. Então vai ter tudo isso, num laço especial, e a família vai se sentir representada porque a gente vai mostrar um pouco da nossa cultura pelo Brasil afora”, adianta.
Leia mais