Publicado 09/10/2022 07:00
Rio - Três meses após estrear como apresentadora titular do "Encontro", Patrícia Poeta é só alegria. A jornalista de 45 anos se sente realizada com o novo desafio e comemora os altos índices da audiência da atração. Desde sua chegada ao programa, o matinal da TV Globo é assistido por 10 milhões de pessoas diariamente. Para Patrícia, o sucesso é resultado do trabalho em equipe.
"O balanço é muito positivo e me traz muita felicidade. Esse resultado vem de muito trabalho, de pessoas que acordam cedo para fazer dar certo. Uma equipe de profissionais à frente e por trás das câmeras que se juntou para trazer o melhor do que há para o público que está em casa. Cada um que faz parte da equipe é peça fundamental para esse sucesso que estamos colhendo. O 'Encontro' se mantém líder absoluto no horário, é assistido por mais de 10 milhões de pessoas diariamente – foi visto por cerca de 90 milhões de pessoas nesses três meses. É muita gente acompanhando", analisa.
A apresentadora acredita que novos telespectadores chegaram após a mudança de horário do "Encontro", que agora vai ao ar imediatamente após o "Bom Dia Brasil". "O programa está com mais jornalismo, há mais elementos no palco, assim como agora a gente pega um público que vem do jornal. Essa pluralidade tem trazido pessoas novas para essa nossa mistura boa", afirma.
O desafio de levar uma atração ao ar diariamente é instigante para Patrícia Poeta, que ao lado de sua equipe já teve que começar um programa completamente do zero faltando uma hora para o início do matinal. "Nesses três meses – que completamos no último dia 4, o programa da homenagem que fizemos ao Jô (Soares) foi marcante. Uma hora antes de o programa começar, planejamos um 'Encontro' do zero, assim que a morte dele foi anunciada. Mas conseguimos fazer uma homenagem digna e marcante", relembra a apresentadora, que cita outro momento de emoção.
"A homenagem para Laura Cardoso, poder recebê-la no programa, foi também muito especial. Não por acaso, mesmo me segurando, acabei ficando emocionada também".
Mudança para São Paulo
Além da mudança de horário, o "Encontro" também passou a ser transmitido ao vivo de São Paulo. Patrícia Poeta conta como foi deixar o Rio após tanto tempo morando na Cidade Maravilhosa. "Gosto muito de São Paulo. Morei aqui 22 anos atrás. Estar de volta à capital paulistana em outra fase de vida e de carreira tem sido desafiador e, ao mesmo tempo, muito especial", garante a jornalista.
Apesar de não se exercitar mais na orla, onde era frequentemente vista quando morava no Rio, Patrícia continua se exercitando em São Paulo e até encontrou uma nova atividade física. "Tenho feito musculação e exercícios aeróbios por aqui. Também me inscrevi numa aula de dança. Estou gostando bastante!", revela.
'Viver o presente'
Em setembro de 2021, Patrícia Poeta passou por uma cirurgia após uma grave inflamação na garganta. O episódio fez com que a apresentadora ressignificasse a vida e algumas prioridades. "Sim, foi um susto daqueles e que mexeu demais comigo, confesso. Acho que passei a dar mais e mais prioridade ao que de fato é importante na vida. Saber viver o presente, aproveitar cada momento na sua intensidade fazem parte do meu dia a dia, mais do que nunca. Até porque a única certeza que temos é o hoje", afirma.
Por isso mesmo, sempre que tem um tempinho livre, a apresentadora procura passá-lo com os amigos. "Gosto de encontrar os amigos, bater papo e dar boas risadas com eles. É meu hobby favorito", explica.
Prestes a completar 46 anos - ela faz aniversário no próximo dia 19, Patrícia conta que não se priva de nada para manter a forma. "Não me privo de nada, mas tento fazer de forma equilibrada. Até porque 'viver bem o presente' é também poder se dar o direito de comer coisas gostosas. Não abro mão do meu docinho, não", diz, aos risos.
Trajetória
Patrícia estreou no Jornalismo na TV Bandeirantes, onde atuou por um ano como repórter e apresentadora. Depois disso, dividiu a bancada do "SPTV" com Chico Pinheiro e ganhou projeção no Brasil ao comandar a previsão do tempo no "Jornal Nacional", aos 24 anos, em 2000. E não para por aí, a gaúcha já foi correspondente internacional em Nova York por quatro anos e voltou ao "Jornal Nacional" para dividir a apresentação do noticiário com William Bonner. Além disso, antes de comandar o "Encontro", ela fazia parte do time do semanal "É de Casa".
"Acho que a Patrícia lá de trás amava o que fazia e era muito sonhadora. A de hoje segue com a mesma paixão pelo trabalho, mas é mais decidida, dona do seu nariz, experiente, tem mais noção dos caminhos a seguir. Essa sensação é muito boa. Sensação de segurança, de autoconfiança e, cada vez mais, leveza na vida", afirma a apresentadora.
Realizada
A boa fase tanto na vida pessoal, quanto na profissional trouxe leveza e segurança para Patrícia Poeta, que conta quais são seus próximos sonhos e planos. "Acho que a felicidade está no caminho, não na chegada. Acredito muito nisso. Nesse momento, meu caminhar é fazer o 'Encontro' da melhor forma possível. Me doar, mesmo, para o programa e pra quem me assiste. Tenho curtido demais fazer isso. Cada dia há um desafio novo, um programa novo. Lá na frente, quem sabe, encontrar um companheiro. Mas sem pressa…"
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.