Publicado 18/10/2023 13:27
Rio - Em uma iniciativa conjunta com o Instituto ZENcancer e com o apoio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), a Fundação do Câncer promove o Outubro mais que Rosa - A Vida é um Espetáculo! O evento, que é gratuito e voltado para mulheres profissionais da saúde, será realizado no dia 25 de outubro e busca falar de bem-estar, equilíbrio emocional e sobre a importância de prevenir o câncer, doença que apresentou 20% de crescimento na última década, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
“A estimativa do Inca, é que para o triênio 2023-2025 ocorram 73 mil novos casos de câncer de mama anualmente. Por isso, precisamos mobilizar toda a sociedade, inclusive as profissionais de saúde, sobre a relevância do autocuidado, do bem-estar e do diagnóstico precoce da doença. Esse evento estabelece uma conexão entre o campo da saúde e a arte. Aliás, o estilo de vida e o estresse são fatores de risco para a doença”, comenta a consultora médica da Fundação do Câncer, Flávia Miranda Corrêa, doutora em Saúde Pública pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira/Fiocruz e que abrirá a programação do dia.
A psicóloga e mestre em Psicologia pela PUC-Rio, Maria Alice Maranhão, e o coordenador do Núcleo de Movimentação Humana no Instituto ZENcancer, Bruno Lima, também abordarão temas sobre saúde, autocuidado e bem-estar das profissionais de saúde. Além disso, as participantes terão um momento de meditação com Luciana Lobo, idealizadora do ZENcancer e professora de yoga. Para fechar as atividades com ‘chave de ouro’, as participantes irão assistir a uma apresentação musical com os solistas do Theatro Municipal, em comemoração ao Dia Mundial da Ópera, celebrado na mesma data.
Luciana Lobo, fundadora do ZENcancer, destaca que a proposta não foi criar uma atividade voltada somente para pacientes oncológicos, mas trazer o olhar para as profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce de qualquer doença, não somente o câncer, mas outras doenças e também àquelas ligadas à saúde mental. “Nós queremos que essas mulheres saiam do papel de profissional de saúde e passem a olhar para a vida delas e perceberem o quanto elas precisam das práticas de autocuidado. E essas práticas também são os momentos de lazer na cultura. Então, levar essas mulheres que estão sempre dentro de um ambiente como o hospital, onde a gente vê dor, sofrimento e lida com a finitude para um auditório com palestras que vão inspirá-las a cuidarem de si, a buscarem essas práticas de autocuidado e depois terem a oportunidade de assistir uma ópera dentro do Teatro Municipal, é o nosso propósito”, finaliza.
As vagas são limitadas. Para participar do evento é necessário fazer inscrição prévia em https://bit.ly/46eGm9m
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.