Dicas de como realizar uma harmonização facial de forma segura e com bons resultadosDivulgação
Por O Dia
Publicado 06/10/2020 18:38
Em uma declaração recente na mídia, Lucas Lucco declarou que se arrependeu de ter feito uma harmonização facial. O cantor disse que não ficou satisfeito com o resultado do procedimento e que busca reverter o processo. A harmonização facial é um termo usado quando o paciente vai se submeter a vários procedimentos para tentar tornar o rosto mais proporcional. Esse termo ficou popular nos últimos anos, mas muitas destas técnicas já são utilizadas há muitos anos. Para entender melhor sobre o assunto, conversamos com a dermatologista Tainá Scalfoni Fracaroli, da Clínica Paula Chicralla, que deu dicas de como realizar uma harmonização facial de forma segura para conseguir bons resultados.

- Antes de realizar os procedimentos o paciente deve fazer uma consulta dermatológica com um bom profissional, um especialista, para descartar todas as contraindicações. O especialista deve checar se este paciente realmente foi preparado e explicar a técnica para que ele se sinta mais seguro. Outro ponto importante é alinhar as expectativas do paciente, além de explicar tudo em relação ao pós-operatório, hematomas - alerta a dermatologista.

A médica explica ainda que qualquer pessoa pode fazer o procedimento. Mas para se submeter ao procedimento é preciso tomar alguns cuidados.

- É preciso avaliar se o paciente tem alguma doença que impeça o procedimento indicado para ele, se ele usa alguma medicação naquele momento, se é preciso suspender o medicamento ou não. Avaliar se teve cirurgia prévia, se existe alguma área de aderência ou fibrose que possa prejudicar os procedimentos - explica Tainá.

A especialista explica quais são as vantagens e desvantagens do processo:

Vantagens: conseguir corrigir pequenas imperfeições e melhorar alguma função que esteja comprometida no rosto de uma forma pouco invasiva.

Desvantagens: edemas e inchaços após o procedimento, mas por apenas um período. A técnica pode alterar um pouco o formato do rosto, o que para algumas pessoas pode ser uma desvantagem, mas pra outros é geralmente o efeito desejado.

Dica especial: Para quem quer tornar o rosto mais harmônico, a dica principal é procurar um profissional adequado, buscar a formação desse profissional, checar se os produtos utilizados por ele são de boa qualidade. O ideal é que ele seja um médico, um cirurgião plástico ou um dermatologista. Verificar se ele possui o título pela sociedade ou de cirurgia plástica ou de dermatologia. Além disso, fazer uma consulta prévia antes do procedimento, para estar tranquilo com aquilo que o médico vai orientar e para saber todos os passos daquele processo.