Rio - Eles são um importante símbolo da nossa feminilidade. Toda mulher deseja ter seios firmes, bonitos e no tamanho proporcional. Mas essa questão vai muito além da estética! É preciso cuidar bem dos seios para evitar problemas de saúde e manter a autoestima lá em cima. E você, está cuidando bem do seu "amigo do peito"? A mastologista Juliana Murteira, chefe do serviço de Mastologia do Hospital São Vicente de Paulo, esclareceu algumas dúvidas e mitos sobre o assunto.
Mulheres que fazem redução ou aumento da mama podem amamentar?
Dificilmente a paciente que reduzir a mama vai conseguir amamentar. A cirurgia afeta a anatomia da mama, e o leite materno não consegue chegar ao bico. Algumas podem conseguir amamentar devido à técnica utilizada. Minha dica para quem pretende amamentar é esperar para fazer a cirurgia depois. Ao contrário, a cirurgia para aumento da mama não costuma atrapalhar a amamentação. Mas, dependendo da técnica, a anatomia dos ductos pode ser afetada. Vale lembrar que a amamentação reduz o risco de câncer de mama, além dos benefícios já conhecidos para a saúde do bebê.
Não usar sutiã pode prejudicar os seios?
Usar ou não sutiã é uma escolha de cada mulher e não afeta a saúde da mama. Usar sutiã de bojo ou com ferrinhos na sustentação também não é prejudicial. Exposição ao sol, topless, também não são problema, mas é importante usar protetor solar. Inclusive, para mulheres grávidas que pretendem amamentar, recomendamos expor as mamas ao sol.
Todo nódulo no seio é câncer?
Nem todo nódulo é câncer, mas todos devem ser avaliados por um especialista que vai dizer se há ou não indicação de investigação de câncer e realização de biópsia. É muito importante que a mulher conheça a própria mama para detectar precocemente qualquer alteração. Ao descobrir qualquer mudança na textura ou no relevo, é fundamental procurar um mastologista. Quanto mais cedo um tumor for descoberto, menos agressivo será o tratamento e maior será a chance de cura.
Quais são os cuidados com os seios?
Manter a higiene, a pele limpa e seca. Muitos não sabem, mas é preciso ter um cuidado especial com o sulco inframamário, que é aquela dobrinha abaixo da mama. Em mulheres com seios grandes, muitas vezes a área fica úmida e suada, o que pode favorecer o aparecimento de lesões dermatológicas. Além disso, é importante fazer os exames de rotina. O ideal é fazer a mamografia anual a partir dos 40 anos.
si mesmo é o começo de um romance para toda
a vida"
Comentários