Publicado 22/04/2023 09:00
Olá, meninas!
Um dos problemas mais persistentes do outono é o ressecamento da pele. E os lábios, como estão em evidência, se tornam a região em que o efeito é mais perceptível. Fatores como frio, vento, clima seco e desidratação podem agravar o problema. Por isso, é muito comum nesta época do ano observar pessoas com a boca descamando e com aquele aspecto pálido.
“Por ser formada por um tecido sensível, sem queratina, que é a proteína que tem papel fundamental na barreira protetora, a boca resseca facilmente”, explica a dermatologista Fernanda Porphirio, da Clínica Vanité.
Para quem tem como costume lamber os lábios, o problema fica ainda pior. Por isso é preciso fazer uma hidratação profunda e se possível o estímulo de colágeno, que ajudam na elasticidade, firmeza, brilho e luminosidade dos lábios.
“A saliva tem um PH mais ácido e piora o ressecamento. Os lábios são considerados semimucosas. Como eles não têm uma barreira natural de queratina, e nem estão constantemente umedecidos como a mucosa oral, acabam ficando mais expostos”, reforça a dermatologista.
Além disso, a exposição solar sem proteção, também é uma grande vilã. Muitas pessoas esquecem da proteção dos lábios com produtos específicos para eles.
“Queimaduras causadas pelo sol podem mudar a estrutura celular e, com o tempo, o lábio ficar mais ressecado, descamativo e com o surgimento de fissuras e rachaduras”, finaliza Fernanda.
Cuidados
Consumir bastante líquido, principalmente água, além de usar hidratantes labiais, batons, lip balm e gloss que tenham função hidratante. O protetor solar deve ser associado aos cuidados com os lábios, em versões específicas para essa região, principalmente nos dias frios.
Gostaram das dicas? Aguardo vocês também no meu Instagram @gardeniacavalcanti. E não deixem de me acompanhar também no programa Vem Com a Gente, na TV Band, de segunda a sexta, a partir das 13h30.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.