Sonho de muitas mães é que os filhos comam de tudo Divulgação
Publicado 08/10/2023 06:00
Publicidade
Estamos entrando na semana das crianças e não há nada mais importante que cuidar da saúde delas. Por isso, uma alimentação saudável é muito importante. O sonho de muitas mães é que os filhos comam de tudo, principalmente frutas, legumes e verduras. Mas vale lembrar que uma boa alimentação vai muito além disso.
Comer bem e de forma saudável se aprende em casa e desde cedo. Como tudo o que a criança aprende na vida, a alimentação vai de acordo com o que os pais ensinam. Na alimentação acontecem os primeiros "nãos" que os pais dão aos filhos. A criança precisa comer fruta, verdura, proteína. 
"Não use a comida como moeda de troca! Envolva seus filhos no processo de tomada de decisões alimentares, mantendo uma comunicação aberta sobre nutrição. Cada criança é única, e o que funciona para cada um pode variar. O importante é que a alimentação seja associada a escolhas conscientes e saudáveis, em vez de recompensas ou punições. Uma boa dica também é inserir os derivados do leite de búfala, ricos em ômega 3, que ajudam na prevenção de doenças", destaca Edvânia Soares, nutricionista da Levitare.
Confira as 7 dicas da nutricionista para ajudar em uma alimentação saudável para as crianças:
1 - Envolvimento na escolha: Leve seus filhos para auxiliar na compra dos alimentos e deixe-os escolher frutas, vegetais e outros alimentos saudáveis. Isso faz eles se sentirem parte do processo.
2 - Preparação conjunta: Cozinhar juntos pode ser divertido e educativo. Incentive seus filhos a ajudar na preparação das refeições, explicando os benefícios dos ingredientes usados.
3 - Variedade de opções: Ofereça uma variedade de alimentos saudáveis em casa, permitindo que eles experimentem diferentes sabores e texturas. Isso pode ajudar a evitar resistência a certos alimentos.
4 - Evite pressões: Evite forçar seus filhos a comer algo que não gostam. Em vez disso, continue oferecendo esses alimentos de maneira não coercitiva. O paladar das crianças pode mudar com o tempo.
5 - Exemplo: Seja um bom exemplo. Se você faz escolhas saudáveis, é mais provável que eles sigam
seu exemplo.
6 - Tempo de refeição em família: Tente fazer refeições em família sempre que possível. Isso cria um ambiente positivo em torno da comida e incentiva a socialização.
7 - Limites equilibrados: Defina limites para lanches e doces, mas não os torne proibidos. Ensine moderação e escolhas equilibradas.
Dia do Nordestino
Hoje, dia 8 de outubro é comemorado o Dia do Nordestino. Eu sou nordestina com muito
orgulho! Essa data é uma linda homenagem para essa cultura que é uma verdadeira
relíquia do nosso país. O povo nordestino é alegre, caloroso e um grande reflexo da cultura
nacional. Viva o nordeste!
Beleza da Alma
“A mentira enfraquece e a verdade nos faz forte, para suportar qualquer dor, e para sarar
qualquer corte”. (Bráulio Bessa)
Publicidade
Leia mais